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Black Friday e o papel crucial do frete para o sucesso das operações de e-commerce

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Mulher asiática trabalhando na gestão de estoque; last mile; frete

A Black Friday é um dos momentos mais aguardados do ano pelo varejo, especialmente para o e-commerce, que movimenta bilhões em vendas em um curto período. No entanto, para que essa data traga os resultados esperados, a preparação logística, especialmente no que diz respeito ao frete, é fundamental. A taxa média de abandono de carrinho no e-commerce é de 70% e o frete é o principal motivo deste número.

A Black Friday não se resume apenas em oferecer grandes descontos, a data exige uma estrutura robusta para suportar o aumento expressivo no volume de pedidos. Para as operações de e-commerce, ter uma infraestrutura de frete ágil e eficiente é vital. Empresas que investem na otimização de suas operações logísticas — desde a integração de sistemas de gestão até o reforço de seus parceiros de entrega — conseguem absorver melhor a demanda.

A preparação começa com o mapeamento de volumes e prazos. Identificar previamente as regiões de maior demanda, bem como os produtos mais suscetíveis a serem vendidos em grandes quantidades, é o primeiro passo. Isso permite que as equipes de logística trabalhem de forma antecipada, garantindo que os estoques estejam posicionados estrategicamente, minimizando atrasos. Nesta etapa, estar atento às pesquisas e expectativas do mercado é essencial para ter eficiência nessa previsibilidade. Para este ano, por exemplo, segundo pesquisa do Google, os eletroeletrônicos lideram a lista das categorias mais desejadas, esperados por 76% dos consumidores, seguido de moda e beleza.

Em tempos de grande volume de vendas, o SLA (Service Level Agreement) de entrega se torna um dos principais fatores de competitividade. Clientes esperam não só preços baixos, mas também uma experiência de entrega eficiente. Nesse sentido, a gestão do SLA se torna uma prioridade, e as empresas devem contar com uma infraestrutura tecnológica capaz de monitorar em tempo real todas as etapas da entrega, desde a separação do pedido até o momento em que o produto chega às mãos do consumidor.

Tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning já são utilizadas para prever possíveis gargalos na entrega e sugerir rotas alternativas, impactando – positivamente – em toda a cadeia. Além disso, a diversificação de parceiros logísticos também é uma estratégia que oferece mais segurança para garantir que os prazos sejam cumpridos.

Com todos os pontos citados, fica evidente que o valor do frete e a expectativa de entrega têm uma influência direta sobre a taxa de conversão. Empresas que conseguem oferecer opções de frete gratuito ou com preços acessíveis, aliados a prazos de entrega competitivos, tendem a ver um aumento significativo na conversão de vendas.

A preparação logística para a Black Friday vai muito além do estoque. O sucesso de uma operação de e-commerce nessa data depende de uma logística bem planejada, da gestão eficiente do SLA de entrega e de uma estratégia de frete que esteja alinhada às expectativas dos consumidores. As empresas que investem nessa preparação não só garantem uma experiência positiva para o cliente, como também colhem os frutos de um aumento expressivo nas vendas.

Imagem: Envato


Anita fala sobre a viagem do varejo para NYC rumo a NRF*Anita Bataglin, diretora de Marketing do Grupo Intelipost. Formada em Fashion Business pela Anhembi Morumbi e com MBA em Gestão de Negócios pela Live University, e especialização em digital marketing pela General Assembly, são mais de 14 anos de experiência no mercado de e-commerce, com passagens por grandes nomes do varejo online brasileiros como Shop2gether, OQVestir, Inbrands. Nos últimos 5 anos, focada no setor de serviços na Synapcom e Infracommerce (m&a Synapcom) onde dirigiu operações multi-categoria de clientes como Samsung, Diageo, Swarovski, Levi’s e outros, até assumir e alavancar o marketing da empresa nos últimos 2 anos. Duas vezes premiada como Melhor Profissional de E-commerce pela ABCOMM (2020 – 2022), criadora e ministrante do curso de Customer Experience na Belas Artes e também professora de E-commerce e Marketing Digital na ComSchool.

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