Inovação

Como será o consumidor do futuro?

Transformações tecnológicas, climáticas, de saúde e de hábitos podem mudar completamente o perfil dos consumidores em dois anos

Published

on

Homem barista com avental e camisa xadrez segunda máquina de cartão para cliente aproximar celular

A WGSN lançou recentemente seu mais novo estudo sobre previsões para o consumidor do futuro, desta vez, com previsões para dois anos: como será o consumidor do varejo em 2025? Segundo a pesquisa, são diversas as mudanças na indústria, no comércio e no planeta que serão capazes de gerar grandes impactos nos perfis de compradores. A companhia dividiu os consumidores do futuro em quatro grupos: neo-niilistas, redutores, protetores do tempo e pioneiros. Acompanhe cada um deles a seguir:

Neo-niilistas

É o consumidor do futuro que já não aguenta mais. Sobrecarregados por tanta ansiedade, culpa pela crise climática, e a decepção política, eles decidiram já não se importar mais, e se desconectaram de todas as causas. Assim, sucumbidos a tanta pressão, eles vivem a vida de acordo com suas próprias regras, em benefício da própria sanidade.

Redutores

São aquelas pessoas preocupadas com se reconectar com a natureza, com a comunidade, com causas humanas, e que querem preservar. Eles consomem menos, passam menos tempo na tela e mais tempo com os amigos, querem consumir de marcas conscientes e que remuneram de forma justa seus trabalhadores, querem se conectar consigo mesmos e com a natureza, e diminuir o impacto no mundo. Ou seja, será mais difícil manter esse consumidor no modelo capitalista desenfreado que temos hoje em dia.

Homem barista com avental e camisa xadrez segunda máquina de cartão para cliente aproximar celular

Protetores do tempo

Eles não ligam muito para bens materiais, o que querem é viver a vida o máximo possível, aproveitando cada minuto com quem amam. Essas pessoas perceberam que têm um curto período de vida e com as pessoas queridas, e querem desfrutar de bons momentos. Por isso, propagandas de bens materiais não irão atraí-los, mas qualidade de vida, viagens e lazer podem ser a sua praia.

Pioneiros

São os entusiastas do mundo digital, das tecnologias e de tudo o que os seres humanos ainda são capazes de criar no mundo. Eles não pensam em diminuir impactos, mas em ser lembrados e em mudar a história. Eles querem mudar tudo, são líderes e tomam iniciativas com novas ideias o tempo todo.

Diante de novos perfis que já estão se formando, mas que, em 2025 serão ainda mais marcantes, cabe ao varejo se adaptar e buscar atender as necessidades dos seus clientes, especialmente daquelas personas que são seu público-alvo. Essa é uma forma de se manter sempre no topo, mesmo em meio a mudanças externas e comportamentais.

Imagem: Envato

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *