Connect with us

Economia

É possível atingir a meta fiscal, como pedido pelo Banco Central?

Especialistas dizem que é difícil que meta definida pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, seja atingida

Published

on

Close em bandeira do Brasil com cédulas de dinheiro em reais e caneta por cima; PIB; Focus

Ontem, o Banco Central diminuiu a taxa Selic em 0,5 ponto, chamando a atenção para a necessidade de manter a meta fiscal de déficit zero, definida pelo Ministro da Fazenda Fernando Haddad, e apoiada pela Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet. Porém, especialistas dizem que é improvável que isso aconteça. Para falar sobre o assunto, conversamos com o especialista em finanças e investimentos Hulisses Dias. Acompanhe:

– O que é déficit fiscal zero?

Deficit fiscal zero significa que as receitas do governo se igualam ao valor da despesas. Assim como num orçamento familiar, se as despesas forem maiores do que as receitas, essa família terá que pegar dívida, resultando em pegamento de juros. O arcabouço fiscal propõe zerar o deficit em 2024, mas o mercado hoje não acredita que isso seja possível porque simplesmente o orçamento proposto pelo Governo não se mostra sólido. 

– É possível cumprir com essa meta fiscal? O que o governo precisa fazer para alcançá-la?

Para cumprir essa meta fiscal de deficit zero, o melhor caminho seria a redução das despesas, pois hoje já temos um Estado muito grande. Esse não se mostra o foco principal do atual governo, que, ao contrário, pretende aumentar as despesas. A única solução passa por aumentar a arrecadação, e é isso o que o Ministro Haddad vem buscando desde o início do mandato. No orçamento proposto para 2024, o governo apresenta de onde sairiam essas novas receitas, porém, elas podem estar superestimadas e os gastos subestimados.

– Quais serão as consequências se a meta não for alcançada?

A meta fiscal de deficit zero não sendo alcançada, resultaria em juros altos por mais tempo, crescimento econômico baixo e as empresas do varejo seguiriam numa situação desfavorável.

– Como a Selic se relaciona com isso, e quais serão as consequências para a população caso ela volte a subir?

Caso a Selic volte a subir, teremos mais do mesmo. Altos juros reais, alta taxa de desemprego e um governo inchado.

Close em bandeira do Brasil com cédulas de dinheiro em reais, e caneta por cima.

Imagem: Envato