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Estudo inédito revela marcas de varejo mais conhecidas pelos brasileiros

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imagem de corredor de supermercado, representando o varejo ampliado; marcas de varejo

A pesquisa Branding Brasil, realizada pela agência anacouto em parceria com a Painel Tap, apresentou as marcas de varejo mais lembradas pelos consumidores brasileiros, detalhando a relação deles com diferentes categorias do segmento. 

O estudo, conduzido entre julho e agosto de 2024, contou com a participação de 2.520 pessoas em duas etapas: a primeira identificou as 20 marcas mais lembradas, enquanto a segunda avaliou o poder e relevância dessas marcas. A ferramenta Valometry, utilizada pela agência, mediu de forma integrada métricas de marca, negócio e comunicação.

O Assaí Atacadista lidera a lista das marcas mais lembradas, com 22% de representatividade. Americanas, Magazine Luiza e Carrefour ocupam a segunda colocação, cada uma com 15%. O top 10 é completado por Casas Bahia, C&A, Riachuelo, Renner, Extra e Pão de Açúcar. As marcas foram divididas em quatro categorias: supermercados, magazines, magazines de moda e e-commerce, sendo que a última categoria inclui apenas varejistas que operam exclusivamente online.

10 marcas de varejo mais lembradas pelos brasileiros
Os resultados mostram o domínio de supermercados e magazines no imaginário dos consumidores, especialmente em relação a produtos de consumo imediato, que são comprados preferencialmente em lojas físicas. Já itens de maior valor são adquiridos por meio de diversos canais, como os sites das marcas. 

No ranking, Amazon, Mercado Livre e Shopee aparecem em 11º, 12º e 13º lugares, respectivamente. A pesquisa também indicou que cerca de 90% dos entrevistados estão satisfeitos com os marketplaces digitais, um índice superior ao dos supermercados, magazines e varejistas de moda, que registram cerca de 80% de satisfação. “E-commerces, por oferecerem pacote de serviços e proximidade com os usuários, garantem alta fidelização e satisfação. Os marketplaces conseguem oferecer preços mais atrativos com alta conveniência, proporcionando compras através de um clique e entregas expressas no mesmo dia. Gamificação, personalização através de algoritmos e criação de comunidade também contribuem para esse resultado”, pontuou Ana Couto.

O estudo também revelou que o fator mais influente na decisão de compra dos consumidores é o preço, seguido pelas marcas dos produtos. Enquanto a classe A dá maior importância à marca, as classes C, D e E priorizam o preço. Além disso, mercados regionais como Supermercados BH e Mix Mateus são vistos com destaque por conta de sua conexão local, em contraste com as redes nacionais, que possuem menos clientes fiéis.

A pesquisa também mostrou o crescimento das varejistas internacionais no Brasil e a alta satisfação dos consumidores com as plataformas de e-commerce. A Shopee, por exemplo, é avaliada positivamente por 88% dos clientes, e a Amazon alcança 91% de satisfação. A confiança dos brasileiros nas marcas de varejo permanece alta, com 78% dos participantes acreditando que o setor impulsiona o desenvolvimento econômico do país, e 70% afirmando que ele gera orgulho para o Brasil. No entanto, essa percepção é mais forte nas classes mais altas, sugerindo a necessidade de um maior engajamento com as classes D e E.

marcas de varejo do e-commerce com maior satisfação

O estudo conclui que as marcas com lojas físicas têm maior lembrança espontânea, enquanto os e-commerces criam uma maior conexão emocional com os consumidores. Supermercados, embora amplamente reconhecidos, têm menor conversão em recomendação quando comparados às plataformas virtuais, como a Shopee. “Vivemos um período de transição, onde os consumidores buscam por praticidade, conexão com a marca e clareza de propósito. É um dos maiores insights do estudo”, concluiu Ana Couto.

imagem de corredor de supermercado, representando o varejo ampliado; marcas de varejo

Imagens: Divulgação/Envato

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