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Comportamento

IA generativa impacta diversos setores da indústria da moda

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O uso de Inteligência Artificial (IA) deve se tornar cada vez mais comum na indústria da moda nos próximos anos, e impactar a forma como essas companhias atuam. É o que diz o estudo Fashion Forward, da consultoria Bain & Company, que identifica os casos de usos de novas tecnologias com maior potencial de criação de valor para o mundo fashion. 

“O uso de IA generativa e blockchain deve mudar por completo o modelo de negócio do setor de moda, acelerando a inovação de produtos e permitindo que as marcas ofereçam uma experiência cada vez mais personalizada para o consumidor”, explica Gabriele Zuccarelli, sócio e especialista na área de varejo da Bain na América do Sul.

Veja algumas formas de utilização de IA na moda apontadas pelo estudo:

Identificação de tendências

As ferramentas de IA generativa aumentam a capacidade de identificar tendências de maneira automática e em tempo real, interpretando grandes volumes de dados em forma de texto, imagens e vídeo. Além disso, a IA generativa pode acelerar também o desenvolvimento de novos produtos, ajudando os designers a testar mais caminhos criativos e a automatizar tarefas como a criação de variações de estampas e cores.

IA no marketing

Na área de marketing, o uso de IA generativa promove mais eficiência e personalização, permitindo automatizar a digitalização de catálogos de produtos para e-commerce e produzir conteúdos para campanhas de marketing de forma virtual em diversos formatos.

Jornada do consumidor

Uma das maiores revoluções no mercado de moda com a IA deve ocorrer na jornada de compra do consumidor. No lugar de vasculhar um catálogo com infinitas opções de produtos organizadas por categoria, será possível recorrer a uma personal stylist virtual, capaz de recomendar o look mais apropriado para uma determinada ocasião, considerando as preferências de estilo de cada indivíduo. 

A rede Flipkart, na Índia, parte do grupo Walmart, já implementou um consultor de moda virtual chamado Flippi, que oferece uma interface de compras conversacional para os consumidores.

Blockchain na indústria da moda

Outra tecnologia que promete revolucionar a indústria da moda é a blockchain, que registra transações de forma transparente e imutável em blocos de dados interligados. Com registros em blockchain, é possível rastrear cada etapa da cadeia produtiva da moda, desde a origem da matéria prima até a confecção e a entrega do produto acabado, tornando totalmente transparente o impacto ambiental e social de cada produto.

NFTs e NFCs

A a compra e venda de produtos de segunda mão tem crescido entre os consumidores de peças de luxo. Para essas vendas, a autenticação por NFTs e NFCs garante a legitimidade do vendedor e a autenticidade do produto. A entrega de NTFs junto à compra do produto físico permite também criar novas formas de engajamento do consumidor, tornando possíveis experiências exclusivas virtuais ou físicas com a marca.

Desde 2020, cada relógio da marca Breitling possui um passaporte digital (NFT), que funciona como prova de autenticidade, concedida ao cliente no momento da compra, garantindo segurança quando o artigo for vendido e transferido para novos proprietários.

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