E-commerce
Logística reversa: oportunidade para o e-commerce e varejo
Empresas que vendem online devem investir na área para fidelizar clientes
Trocas e devoluções cada vez mais são realidade no universo do varejo e e-commerce. Dados da Invesp apontam que cerca de 30% das compras feitas pela internet são devolvidas ou trocadas, em relação a 8,9% em lojas físicas. Em face dessa situação, é mostrada a importância do investimento em logística reversa, com o objetivo de melhorar a experiência e a fidelização do cliente, além de otimizar custos.
Uma das empresas que mais atuam nos segmentos de gestão de entregas e otimização de rotas é a RoutEasy, que faz uso de inteligência artificial para reduzir os deslocamentos e oferecer mais flexibilidade e comodidade para os clientes da logtech.
O CEO e fundador da startup, Caio Reina, considera que a busca por processos mais rápidos e otimizados para logística reversa têm muito valor. “Oferecer políticas flexíveis de retorno, como prazos maiores ou opções de agendamento de coleta/devolução, se tornou um diferencial significativo na decisão dos clientes sobre onde fazer suas compras”, afirma o executivo.
Como a área ainda possui alguns entraves, como a falta de métrica e de processos bem definidos, o CEO considera que ainda são necessárias melhorias. “O mercado ainda tem muita dificuldade em rastrear as devoluções dos produtos e em organizar adequadamente esses processos, por isso, a área não tem sido explorada em seu pleno potencial”, completa Caio Reina.
Empresas estão de olho nas dificuldades enfrentadas pelo setor do e-commerce e passam a oferecer cursos e pesquisas com foco na logística reversa, buscando um desenvolvimento fácil, rápido e eficiente. Um exemplo é a ImLog, conhecida como “a escola da nova logística”, que desenvolveu um curso que promete transformar a área em uma vantagem competitiva.
Estiveram presentes na imersão do curso de logística reversa da ImLog os executivos Diogo Inoue, diretor de OOH (out of home) na Jadlog, Fábio Escaleira, head de logística reversa do Mercado Livre e Michael Lisboa, CEO da Evolog, abordando temas como jornada do cliente, jornada do produto e logística verde.
De acordo com Escaleira, é necessário conscientizar as pessoas sobre a importância da logística reversa. “Até porque esse não é um problema que você vai resolver sozinho, precisa se criar um ecossistema. E eu acho que a gente tá construindo essa história no Brasil, dando visibilidade do quanto de dinheiro uma empresa pode estar perdendo e incentivando a criação de soluções das mais diversas para o tema”, afirmou o executivo.
Imagem: Envato