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Loja digital e loja física não se anulam, mas se complementam!

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Recentemente, enquanto olhava alguns posts de uma rede social, um me chamou a atenção, não por ser novo, mas por ser frequente, era sobre a expansão das lojas físicas e o impacto que pode ocorrer no sucesso dado ao mercado digital forte. Achei interessante, mesmo com a frequência com que aparece, e sempre cabe novas reflexões.

O varejo, assim como tudo, está em constante evolução e com novidades a todo tempo. E podemos confirmar pelas novidades que a NRF deste ano apresentou. E já vemos o físico e digital caminharem em conjunto há tempo.

A evolução do varejo por si só já direcionou as marcas a decidirem qual caminho seguir: se estar apenas no físico ou digital, ou estar em ambos.

Quando uma marca decide estar no e-commerce ela:

  • ganha escala geográfica para expansão de produtos/marca;
  • proporciona acessibilidade aos clientes com amplitude de horário para consultas e compras;
  • gera aos clientes facilidades, como: métodos de pagamentos, escolha da forma de entrega do produto;
  • torna a marca competitiva.

As lojas físicas por sua vez, entregam aos clientes uma outra experiência de compra, com:

  • acesso direto ao produto, proporcionado melhor visualização, experimento;
  • o contato direto com o vendedor fortalece a conexão entre a marca e os clientes, além de poder ser eficaz em conversão de vendas;
  • relação da cultura da marca com o cliente.

As lojas físicas têm buscado cada vez mais a inclusão da tecnologia na experiência do cliente. O cliente pode estar na loja física e optar por comprar “digitalmente”, seja pelo e-commerce com a retirada em loja, seja utilizando o autoatendimento para realizar seu pedido, ou outras formas. Ao mesmo tempo temos marcas que trazem para o e-commerce técnicas de vendas que aproximam cada vez mais o consumidor de uma experiência que teria em loja física, seja por vídeo ou interação com chat em tempo real.

Dentro desta análise pode-se dizer que lojas físicas e digitais são complementares e, quando integradas podem resultar em uma experiência ainda mais personalizada e com reforço positivo para a marca, que além de impactar positivamente o cliente, resulta em aumento de vendas para o negócio. Saber utilizar os recursos disponíveis será o diferencial!

Imagem: Envato



(*) Adriana Figueiredo de Paula
é Diretora na empresa NextSoft Soluções em Tecnologia, formada em Administração de Empresas, com especialização em Controladoria, MBA em Varejo e cursando Advanced MBA em Inteligência de Mercado. Possui experiência em grandes redes de franquias nas quais atuou em cargos executivos.

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