Comportamento

Mais da metade dos consumidores já usa ou pretende usar IA para compras de fim de ano

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Cerca de 70% dos consumidores planejam gastar menos com presentes neste ano, segundo o relatório de tendências de compras de fim de ano da Perfect Corp. A pesquisa revelou que, nesta temporada, os consumidores estão adotando hábitos de consumo mais conscientes e utilizando tecnologia como a IA para evitar gastos excessivos.

Os consumidores desejam experiências personalizadas, e soluções impulsionadas por IA, como assistentes virtuais (26%), tecnologia de provas virtuais (23%) e opções de busca personalizada de produtos (23%), são valorizadas pelos entrevistados. No entanto, o uso de IA para compras ainda divide opiniões: 48% afirmam não usar a tecnologia, enquanto 52% dizem que usam ou planejam usar no futuro.

Mesmo com o avanço da tecnologia, os consumidores querem flexibilidade durante as compras de fim de ano. Neste ano, 60% dos consumidores afirmaram querer opções tanto de compras em loja física quanto online.

Para se adaptar a isso, a empresa sugere que os varejistas apostem em descontos, combinem o varejo físico e digital e aproveitem a tecnologia para simplificar a experiência de compra.

“Estratégias omnichannel permitem que os consumidores pesquisem e naveguem no conforto de suas casas e, em seguida, recebam conselhos especializados ou finalizem as compras na loja física”, afirma o relatório. “Essa abordagem dual atende diferentes necessidades: a conveniência das compras online para quem tem pouco tempo e a experiência tátil e reconfortante das visitas às lojas para quem prefere ver os produtos em mãos. Varejistas que conseguem mesclar esses canais criam jornadas integradas que agradam os clientes em diferentes pontos de contato.”

No entanto, as compras online ainda apresentam alguns desafios para os consumidores. As principais dificuldades identificadas foram:

  • Incapacidade de provar os produtos antes da compra (34%);
  • Processos de devolução complicados (22%);
  • Excesso de opções de produtos (15%).

Como uma empresa que oferece soluções de IA e realidade aumentada (AR), a Perfect Corp. defende consistentemente o uso da tecnologia para melhorar a experiência do cliente. Em uma pesquisa realizada em setembro com líderes do setor, as marcas relataram um aumento de 2,5 vezes nas vendas após a implementação de ferramentas de prova virtual. Segundo o relatório, 38,4% dos especialistas indicaram os provadores virtuais como a melhor forma de conectar os mundos físico e digital. Displays interativos e personalização em tempo real vieram logo atrás, com 30,8% cada.

Imagem: Envato
Informações: Xanayra Marin-Lopez para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo

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