Economia
PMEs online faturam R$ 601 milhões na Black November
As pequenas e médias empresas (PMEs) do varejo online faturaram R$ 601 milhões em vendas durante a Black November, de acordo com um estudo da Nuvemshop. O período de promoções acontece durante todo o mês de novembro e inclui a Black Friday (29 de novembro). O resultado representa um crescimento de 46% em relação ao faturamento alcançado em 2023, de R$ 411,5 milhões.
Foram comercializados 9,6 milhões de produtos durante o mês de novembro, o que equivale a 48% mais que em 2023. Os produtos mais vendidos foram bodys e regatas; creatina, whey protein e pré-treino; e kit de produtos para cabelo. O ticket médio (valor gasto em compras pela maioria das pessoas) foi de R$ 256. Do total de pedidos, 24% surgiram das redes sociais, sendo que destes, 9 em cada 10 foram via Instagram.
De acordo com Babi Tonhela, diretora de Estratégia de E-commerce na Nuvemshop, estender as ações ao longo do mês se tornou tão importante quanto a Black Friday. “Hoje o consumidor já espera que as promoções aconteçam por um período estendido, e isso não apenas amplia o alcance das ações, mas também permite que os varejistas otimizem ainda mais seus estoques e criem um calendário de descontos e experiências para os clientes. Agora, pós-evento, é o momento de reforçar a presença digital, investir em estratégias de retenção e fidelizar o público para os próximos meses”, explica a executiva.
O estendimento da black Friday pode ser verificado em números. Cerca de 1,8 milhão de pessoas fizeram compras durante o mês e, desse total, 52% não haviam comprado durante o ano e compraram em novembro. Outros 47% são compradores recorrentes.
O levantamento ainda aponta que, em relação às promoções, 51,5% dos lojistas ofereceram preço promocional; 21% cupom de desconto; e 25% frete gratuito. Já dentre as opções de meios de pagamento, o cartão de crédito representou 47,5% de todos pedidos pagos, seguido pelo Pix (46,5%).
Dentre os segmentos que mais faturaram, Moda lidera, totalizando R$ 210 milhões em vendas, seguido por Saúde & Beleza (R$ 63,5 milhões), Acessórios (RS 35 milhões) e Casa & Jardim (R$ 28 milhões).
Já em relação ao valor de ticket médio, os segmentos em destaque foram viagens (R$ 811,30); equipamentos e máquinas (R$ 768,30); e eletrônicos (R$ 613,70).
Os estados que mais venderam na Black November foram, respectivamente, São Paulo (R$ 305 milhões), Minas Gerais (R$ 61,5 milhões), Rio de Janeiro (R$ 46,5 milhões), Santa Catarina (R$ 45 milhões) e Ceará (R$ 34,5 milhões).