Connect with us

E-commerce

PMEs tiveram aumento de 70% nas vendas online pré-carnaval

Mais de 51 mil produtos relacionados às festividades foram vendidos; as empresas movimentaram mais de R$ 1,4 milhões no período

Published

on

Máscara vermelha e inteiriça de carnaval em loja de fantasias.

É comum pensar que o começo do ano é ruim para as vendas, e que os consumidores devem estar de “ressaca financeira” do fim de ano. Porém, o Carnaval tem modificado essa ideia, uma vez que a data movimenta o comércio em todo o Brasil, gerando lucratividade e maior faturamento. Dessa forma, o carnaval já se tornou uma data essencial para os empreendedores digitais que desejam alavancar seu faturamento no início do ano. 

De acordo com levantamento divulgado pela Nuvemshop, de 1º de janeiro a 4 de fevereiro de 2024, mais de 51 mil produtos relacionados à data foram comercializados, um crescimento de 70% em relação ao mesmo período de 2023. Ao todo, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) já movimentaram mais de R$1,4 milhão com vendas online para o carnaval até o momento, mostrando que os resultados de 2024 confirmam a relevância da folia para os negócios.

Entre os produtos mais vendidos estão: bandanas, camisetas, fantasias e acessórios. Somente as fantasias tiveram um crescimento de 339% nas vendas e um faturamento estimado de mais de R$ 440 mil reais.

“O começo do ano era visto como um período de baixo movimento para o varejo, porém isso vem mudando a partir das estratégias utilizadas pelos empreendedores. A estética carnavalesca surge com uma gama de oportunidades e, aliada às festas e foliões, as vendas de produtos relacionados alavanca o faturamento dos lojistas”, afirma Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop.

O levantamento da Nuvemshop também aponta que as PMEs venderam mais de 12 mil produtos cadastrados com o termo “carnaval” em suas lojas virtuais, um volume 148% superior a 2023, quando comercializaram cerca de 5 mil. Além disso, houve um aumento nas vendas dos produtos registrados com as palavras “glitter” (23 mil itens/+53%) e “lantejoula” (mais de 2 mil itens/+170%).

Imagem: Envato