Inovação
Starbucks introduz copo reutilizável e retornável para teste na Califórnia
A Starbucks introduziu um copo reutilizável e retornável, que ajudará a empresa a continuar sua promessa ambiental de dar mais do que recebe. A empresa está participando de um teste de copos retornáveis em parceria com o NextGen Consortium. O programa foi lançado para criar soluções para os problemas de lixo provenientes dos copos de bebidas quentes e frias para viagem da empresa.
De acordo com um comunicado de imprensa da Starbucks, a partir de agosto em Petaluma, Califórnia, a Starbucks liderará um “projeto colaborativo de reutilização” onde copos reutilizáveis serão a opção padrão para bebidas para viagem, em comparação com a maioria dos testes desse tipo que exigem que os clientes optem por essa escolha.
Junto com a Starbucks, outras marcas conhecidas também estão participando da iniciativa, incluindo Dunkin’, Peet’s Coffee, Burger King e Yum! Brands, além de restaurantes locais, cafés e grupos comunitários. Por três meses, todos eles usarão copos retornáveis, apoiados por mais de 60 recipientes de devolução espalhados pela cidade. Os copos serão então profissionalmente limpos, higienizados e recirculados para uso novamente.
Os copos de teste serão roxos. Os copos da Starbucks serão brancos na frente e roxos na parte de trás para diferenciá-los de outros copos brancos para viagem. Todos os copos de teste são feitos de polipropileno livre de BPA.
Esta nova iniciativa é mais um passo no plano da empresa de continuar comercializando itens reutilizáveis para ajudar a reduzir o desperdício mundial. Produzir esses copos reduzirá a pegada climática, hídrica e de resíduos da empresa. O objetivo é garantir que todas as embalagens da Starbucks sejam “reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2030”, disse Amelia Launders, vice-presidente de inovação em experiência de produto da Starbucks, ao The Cool Down.
“No ano passado, a Starbucks conduziu um teste semelhante na mesma área, mas testamos por conta própria,” disse Helen Kao, diretora de reutilizáveis da Starbucks, no comunicado de imprensa da empresa. “Este ano, expandimos isso através da nossa parceria com o NextGen Consortium para promover a mudança sistêmica. E se saturássemos uma comunidade e os reutilizáveis se tornassem a norma cultural? Agora é um ecossistema de marcas globais, negócios locais, líderes comunitários e grupos da comunidade trabalhando juntos. A indústria está percebendo que é mais fácil fazer parcerias do que fazer as coisas sozinhos.”
O teste inicial vai até 28 de outubro de 2024. No entanto, alguns recipientes de devolução permanecerão espalhados pela cidade para permitir que os clientes devolvam seus copos após o término do projeto.
Leia também: Franquias sustentáveis: promovendo um futuro responsável
Imagem: Divulgação / Starbucks
Informações: Lucille Barilla para Retail Wire
Tradução livre: Central do Varejo