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E-commerce

Tok&Stok e Mobly decidem termos de união de negócios

Depois de negociações, as duas empresas em crise decidem se unir em uma nova marca

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Homem negro de camisa xadrez e boné anota em bloquinho enquanto caminha por setor de cadeiras de loja de móveis

De acordo com a coluna Pipeline do jornal Valor Econômico, as empresas Tok&Stok e Mobly fecharam um acordo de fusão para criação de uma nova empresa, em que as duas seriam sócias. A ideia supostamente já estaria sendo discutida há algum tempo, e, no acordo, a  home24, controladora da Mobly, terá 80% das ações, e a private equity Carlyle, controladora da Tok&Stok, 20%.

Ainda segundo o que foi divulgado pela coluna, após a conclusão da negociação, as duas empresas terão um tempo de carência de dois anos, em que não poderão sair da sociedade.

É preciso destacar que as duas empresas, Mobly e Tok&Stok, estão em momentos financeiros delicados. A segunda encerrou 2022 com um prejuízo de R$ 460,7 milhões, em contraste com um lucro líquido de R$ 53,7 milhões em 2021. Já a primeira, em situação menos pior, teve uma receita líquida 12% menor em 2022 comparada à de 2021. No segundo trimestre de 2023 não foi diferente, a receita foi 13,8% menor que a do mesmo período do ano anterior.

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Contexto de prejuízo

Em junho deste ano, a Tok&Stok chegou a acordo com bancos credores para reestruturar a sua dívida financeira, que passa dos R$ 300 milhões. No mesmo período, a marca anunciou o fechamento de 17 lojas não rentáveis no país, e uma reorganização da sua gestão de caixa.

No mesmo mês, a empresa tinha sofrido outro choque: a loja que ficava no shopping Iguatemi de Ribeirão Preto sofreu ordem de despejo, decisão autorizada pela justiça. A dívida era de cerca de R$ 1 milhão em aluguéis não pagos.

A varejista afirmava que o impacto que a pandemia teve nos negócios gerou uma diminuição nas vendas de 80% a 90%, assim como aumento dos custos da operação, e aumento das taxas de juros.

Projeções do negócio

Segundo a Pipeline, as projeções para a união entre Tok&Stok e Mobly são positivas, visto que a primeira vai colaborar com um grande número de lojas físicas, e a segunda, com um amplo sistema de e-commerce bem estabelecido. Estima-se que a nova empresa tenha um ganho entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.

Imagem: Envato