Economia
Varejo ampliado tem queda nas vendas pelo terceiro mês seguido
Todos os setores do varejo consultados por estudo da Cielo registraram queda nas vendas ao mesmo tempo
Houve queda nas vendas do varejo no mês de setembro. É o que diz o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que mostra uma queda de 1,6% quando comparado ao mesmo mês de 2022. É o terceiro resultado seguido de queda mensal do setor.
Todos os recortes de setores feitos pelo levantamento (bens duráveis, bens não-duráveis e serviços) registraram queda ao mesmo tempo. O índice dos bens duráveis e semiduráveis caiu 1,7% graças ao resultado negativo do segmento de materiais de construção. O faturamento dos bens não-duráveis recuou 1,1%. O setor que mais caiu foi o de serviços, com 2,9% de retração.
O vice-presidente de produtos e tecnologia da Cielo, Carlos Alves, afirmou que, embora o varejo em geral esteja num período de baixa, ainda há setores que se sobressaem. “Apesar da queda generalizada do varejo, um destaque positivo foi o segmento de supermercados e hipermercados. Como houve deflação no setor de alimentos, a queda efetiva de preços praticados nas gôndolas, especialmente de carnes, estimulou o consumo das famílias”, disse.
A queda do varejo ampliado só não foi maior por questões de calendário. O mês de setembro deste ano contou com um sábado a mais do que o de 2022, fator que influencia consideravelmente, visto que é um dia em que há muito movimento no comércio.
O ICVA com ajuste de calendário e considerando o desconto da inflação apontou que, em relação a junho de 2022, houve queda nos resultados de todas as regiões do país. O Sudeste retraiu em 1,7%, seguido da região Sul (-3,4%), Centro-Oeste (-3,7%), Norte (-4,1%) e Nordeste (-5,2%).
Por sua vez, o ICVA nominal, que não considera o desconto da inflação, mostrou crescimento em 4 das 5 regiões. O Sudeste teve o maior aumento, com 2,1%, seguido do Sul (1,4%), Centro-Oeste (0,4%) e Norte (0,3%). A única região que teve retração neste recorte foi o Nordeste (-1,2%).
Com o desconto da inflação, as vendas do varejo ampliado caíram em 1,5% no terceiro trimestre deste ano — período entre julho e setembro. Já em termos nominais, houve crescimento de 1,6% no setor.
Imagem: Envato