Franchising
Veja 5 motivos que criam ambiente favorável a franquias ópticas
Alta de problemas da visão durante a pandemia e maior preocupação das pessoas com saúde ocular impulsionam setor no Brasil
Antes de empreender, é essencial analisar muito bem o segmento em que se está entrando. E um dos pontos mais importantes para considerar é o tamanho do mercado consumidor. No caso das franquias ópticas, cerca de 34 milhões de brasileiros – 19% da população nacional – utilizam óculos, segundo o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, ainda segundo a pesquisa, 104 milhões de pessoas possuem alguma síndrome ocular, o que torna o setor bastante atrativo em termos de negócio. Veja a seguir cinco motivos para investir em franquias ópticas:
- Crescimento do mercado de óculos
Devido à grande necessidade da população brasileira de usar óculos, o mercado óptico está sempre em crescimento e, consequentemente, aberto para novas oportunidades. Em 2022, por exemplo, o setor teve um faturamento superior a R$193 bilhões e cresceu 8,9% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica).
“Os óculos de grau são uma necessidade cada vez maior para as pessoas, o que faz com que esse setor sempre esteja em crescimento e seja uma ótima opção para aqueles que desejam abrir o próprio negócio e iniciar sua trajetória no mundo do franchising”, explica Gustavo Freitas, fundador do Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores franquias do país com mais de 700 unidades espalhadas pelo Brasil.
- Aumento dos problemas de visão causados pela pandemia da Covid-19
A pandemia da Covid-19 elevou o uso dos celulares, computadores e televisões, o que aumentou os problemas de visão da população. Segundo o relatório #VisãodeFuturo: A Saúde Ocular em Tempos de Coronavírus, realizado por pesquisadores portugueses e espanhóis, 78% dos oculistas afirmam que houve uma piora na qualidade da vista da população.
- Setor de franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar está em alta
De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2022, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 21,5% em faturamento em comparação com o mesmo período de 2021, registrando a segunda maior alta no setor do franchising.
- Brasileiros estão preocupados com a saúde ocular
Segundo pesquisa realizada pela Johnson & Johnson, 64% dos brasileiros se preocupam com a saúde ocular, o que se reflete diretamente na procura por produtos e serviços relacionados ao tema, como o uso de óculos de grau.
“As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e não seria diferente em relação aos olhos. Esse aumento na importância dada para a saúde óptica fez, inclusive, com que criássemos um curso nessa área para tornar o atendimento cada vez melhor e ajudar os clientes que desejam cuidar bem das janelas da alma”, afirma Freitas.
- Negócio enxuto
Ao abrir um negócio, há sempre a preocupação com os custos. Porém, o mercado de franquias oferece opções voltadas para cidades de até 30 mil habitantes, o que exige uma operação menor e, consequentemente, menos gastos.
“O nosso modelo de negócio se adapta às características da sua cidade e também do seu bolso. Por isso, conseguimos abrir lojas tanto em cidades com menos de 30 mil habitantes quanto naquelas que possuem mais de 100 mil ”, encerra.
Leia também:
Swarovski apresenta novo conceito de loja com pop-up store no RJ
Imagem: Divulgação