• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Franchising

Veja 5 motivos que criam ambiente favorável a franquias ópticas
Advertisement

Colunistas Franchising

Disciplina e previsibilidade: a base para estruturar a saúde financeira da sua loja

Franchising

Por que o parque indoor se tornou uma das operações mais promissoras do mercado de lazer

Franchising

Franquias premium e o novo comportamento do consumidor no mercado de vinhos

Franchising

Como a Todomoda se tornou referência em lifestyle acessível e divertido

Franchising

O crescimento das cafeterias premium no Brasil

Colunistas Franchising

Falar em público vai além das palavras

Colunistas Franchising

Números e tendências do franchising para 2026

Franchising

Volume de serviços triplica em Minas Gerais

Franchising

Franquias de saúde: conheça boas opções para investir

Franchising

Veja 5 motivos que criam ambiente favorável a franquias ópticas

Alta de problemas da visão durante a pandemia e maior preocupação das pessoas com saúde ocular impulsionam setor no Brasil

Publicado

3 anos atrás

on

26 de abril, 2023

Por

Redação

Antes de empreender, é essencial analisar muito bem o segmento em que se está entrando. E um dos pontos mais importantes para considerar é o tamanho do mercado consumidor. No caso das franquias ópticas, cerca de 34 milhões de brasileiros – 19% da população nacional – utilizam óculos, segundo o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, ainda segundo a pesquisa, 104 milhões de pessoas possuem alguma síndrome ocular, o que torna o setor bastante atrativo em termos de negócio. Veja a seguir cinco motivos para investir em franquias ópticas: 

  1. Crescimento do mercado de óculos 

Devido à grande necessidade da população brasileira de usar óculos, o mercado óptico está sempre em crescimento e, consequentemente, aberto para novas oportunidades. Em 2022, por exemplo, o setor teve um faturamento superior a R$193 bilhões e cresceu 8,9% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica). 

“Os óculos de grau são uma necessidade cada vez maior para as pessoas, o que faz com que esse setor sempre esteja em crescimento e seja uma ótima opção para aqueles que desejam abrir o próprio negócio e iniciar sua trajetória no mundo do franchising”, explica Gustavo Freitas, fundador do Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores franquias do país com mais de 700 unidades espalhadas pelo Brasil. 

  1. Aumento dos problemas de visão causados pela pandemia da Covid-19

A pandemia da Covid-19 elevou o uso dos celulares, computadores e televisões, o que aumentou os problemas de visão da população. Segundo o relatório #VisãodeFuturo: A Saúde Ocular em Tempos de Coronavírus, realizado por pesquisadores portugueses e espanhóis, 78% dos oculistas afirmam que houve uma piora na qualidade da vista da população.

  1. Setor de franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar está em alta

De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2022, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 21,5% em faturamento em comparação com o mesmo período de 2021, registrando a segunda maior alta no setor do franchising.

  1. Brasileiros estão preocupados com a saúde ocular 

Segundo pesquisa realizada pela Johnson & Johnson, 64% dos brasileiros se preocupam com a saúde ocular, o que se reflete diretamente na procura por produtos e serviços relacionados ao tema, como o uso de óculos de grau. 

“As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e não seria diferente em relação aos olhos. Esse aumento na importância dada para a saúde óptica fez, inclusive, com que criássemos um curso nessa área para tornar o atendimento cada vez melhor e ajudar os clientes que desejam cuidar bem das janelas da alma”, afirma Freitas.

  1. Negócio enxuto 

Ao abrir um negócio, há sempre a preocupação com os custos. Porém, o mercado de franquias oferece opções voltadas para cidades de até 30 mil habitantes, o que exige uma operação menor e, consequentemente, menos gastos.

“O nosso modelo de negócio se adapta às características da sua cidade e também do seu bolso. Por isso, conseguimos abrir lojas tanto em cidades com menos de 30 mil habitantes quanto naquelas que possuem mais de 100 mil ”, encerra.

Leia também:

Swarovski apresenta novo conceito de loja com pop-up store no RJ

Imagem: Divulgação

Relacionados:
Próximo

Cuidados com alimentação saudável tornam setor atrativo para franquias

Não perca

‘União da tecnologia com obsessão pelo cliente criou a Amazon Go’

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Startup Hub
NRF20263 horas atrás

NRF 2026: Startup Hub reúne as ideias mais ousadas que estão redesenhando o futuro do varejo

Benchmarking
Operação4 horas atrás

Benchmarking no varejo: o que é, tipos e como aplicar na prática

lojistas
Operação4 horas atrás

Lojistas ajustam estratégias para equilibrar Black Friday e Natal

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising10 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.