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31° ABF Franchising Expo bate recorde de expositores e visitantes

Entre os temas discutidos, economia circular, finanças & gestão, bem-estar e tecnologia se destacaram na ABF Franchising Expo

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Stand da Goakira na feira da ABF

Entre os dias 26 e 29 de junho ocorreu a 31a edição da ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo. A Central do Varejo esteve lá conferindo tudo de pertinho, e traz aqui os principais insights do evento.

O evento teve um novo recorde: foram 440 marcas expositoras, sendo 113 estreantes. A visitação nos quatro dias do evento superou 65 mil. A organização e os expositores relatam um grande volume de leads qualificados, visitantes mais preparados e predominância de empresários em busca de expandir e/ou diversificar negócios este ano na feira. A organização também destaca que o contexto da ABF franchising Expo deste ano foi favorável após um terceiro trimestre positivo.

Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, “a edição deste ano trouxe os ingredientes que fazem o sucesso do franchising brasileiro. Empresários dispostos a investir, sejam iniciantes ou já com outros negócios, modelos de negócio formatados, marcas conhecidas e muita interação. Chamou a atenção também a grande diversidade de modelos e nichos e o uso mais intensivo de tecnologia. Não por acaso, os expositores do evento relatam que saíram com grandes oportunidades de negócios, o que deve incentivar ainda mais o desenvolvimento de nosso setor nos próximos meses”.

Shoppings têm 35% mais franquias

Um dos destaques da feira foi a divulgação do estudo conduzido pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em colaboração com a AGP Pesquisas e com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), revelou que os shoppings do Brasil abrigam cerca de 25 mil marcas distintas. O levantamento, que cobriu 98% dos 639 shoppings nacionais, buscou mapear e categorizar as marcas presentes, destacando a evolução do setor de franquias.

Desde o último estudo realizado em 2014, houve um aumento significativo de 35% no número de marcas, refletindo a expansão e diversificação do mercado. A categoria Alimentação lidera com mais de 4,4 mil marcas, seguida por Serviços e Conveniência e Vestuário, evidenciando a presença robusta desses segmentos nos centros comerciais.

Das 1.395 marcas afiliadas à ABF, 530 estão presentes nos shoppings, representando 38% do total da entidade. As franquias constituem mais de 27% das lojas nos shoppings, desempenhando um papel crucial na oferta de produtos e serviços aos consumidores. Marcas como O Boticário, Cacau Show e Burger King se destacam por sua presença em diversos empreendimentos pelo país.

“Os dados revelam não apenas a diversidade impressionante das marcas nos empreendimentos, mas também destacam a oportunidade significativa para pequenas e médias empresas: 79% das marcas operam com apenas uma loja, ressaltando o potencial de crescimento e a determinação do empreendedorismo individual no dinâmico setor de shopping centers”, comenta Glauco Humai, presidente da Abrasce.

O que pensam os empreendedores sobre o franchising brasileiro?

Outro destaque do evento foi a divulgação de uma pesquisa inédita do Sebrae em parceria com a ABF sobre “o que pensam os empreendedores sobre o franchising brasileiro”. entre os principais insights do estudo estão a constatação de que um dos principais motivos que fazem os empreendedores considerarem o setor de franquias é o fato dele apresentar menor risco, pois já há um know-how estabelecido. Em relação aos franqueados, entre seus principais pontos de atenção estão a gestão das finanças, das pessoas e do tempo.

No grupo de potenciais franqueadores, eles consideram ingressar no franchising pelo custo da expansão ser menor e pela possibilidade de compartilhar a responsabilidade da gestão das operações. Já em relação aos franqueadores, o estudo indica que, para garantir o sucesso dos seus negócios, eles apostam na capacitação e no engajamento dos franqueados.

Parceria com governo de Minas Gerais

A ABF e o Governo de Minas Gerais assinaram um Memorando de Entendimento inédito durante a 31ª ABF Franchising Expo, visando impulsionar o setor de franquias no estado. A parceria tem como objetivo principal fortalecer o empreendedorismo local e estreitar os laços entre franqueadores, franqueados e o governo estadual.

Minas Gerais, que já se destaca como um polo atrativo para investimentos no franchising, registrou um faturamento significativo de R$ 5,25 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 18,4% em relação ao ano anterior. O número de unidades franqueadas também aumentou para 17.491, um crescimento de 5,2%, com destaque especial para o segmento de Alimentação, que teve um aumento de 60,9%.

Tom Moreira Leite, presidente da ABF, enfatizou a importância estratégica da parceria para o desenvolvimento sustentável das franquias em Minas Gerais. O Memorando estabelece a criação de um grupo de trabalho inicial para facilitar a expansão das marcas pelo estado, incluindo a interiorização das operações e o apoio ao desenvolvimento local.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destacou que a parceria demonstra o compromisso do governo em fortalecer o setor de franquias, utilizando recursos da Codemge, BDMG e Fapemig para promover o crescimento econômico e a geração de empregos em Minas Gerais.

Essa iniciativa é vista como uma oportunidade para estimular novos empreendimentos, beneficiar consumidores e alinhar as ações do setor privado com as políticas públicas estaduais, promovendo um crescimento econômico e social sustentável.

Algumas marcas expositoras na feira

Em meio a 440 estandes de marcas expositoras, a Central do Varejo precisou escolher algumas para visitar e entrevistar, como forma de amostra de tudo o que rolou no evento. Acompanhe algumas das novidades que as marcas trouxeram para a ABF Franchising Expo deste ano:

Grupo Trigo

Stand do Grupo Trigo na feira da ABF

O Grupo Trigo, dono das marcas Gurumê, China In Box, LeBonton, Spoleto,Gendai, Koni, ASA Açaí e 2V, marcou presença na feira de franquias da ABF deste ano. Entre as novidades que o grupo expôs, estão a volta da expansão da franquia Koni, e a aquisição da marca ASA Açaí, de produtos naturais da Amazônia. Além disso, a marca está iniciando operações de pizzaria no Spoleto, com uma operação teste no Rio de Janeiro.

“O Koni volta como uma das nossas frentes de expansão principais. A marca vende muito bem no Rio de Janeiro e em Brasília, então a gente volta a crescer muito no modelo store-store. Então muitos negócios do spoleto que tinham um tamanho, acima de 38m², colocaram o Koni dentro. A gente está crescendo com o Gendai para fora de São Paulo, e o Spoleto está indo para shoppings de médio porte”, explica a Isabel Medeiros, direta de Gente, Cultura e Expansão do Grupo Trigo.

Goakira

Stand da Goakira na feira da ABF

Estande da Goakira na ABF Franchising Expo / Imagem: Reprodução Ecossistema Goakira / Renan

A Goakira Consultoria também estava presente na ABF Franchising Expo, em um stand espaçoso, divulgando seus diversos serviços de consultoria para empresas. “A gente é um ecossistema de soluções para crescimento e expansão de negócios, fazemos desde a estruturação, planejamento, organização e viabilidade financeira até a formatação de franquias”, diz José Fugice, dono da marca.

Entre os serviços oferecidos pelo conglomerado estão arquitetura de varejo, consultoria de franchising, assessoria jurídica, etc, tudo voltado para ajudar empresas a surgir e crescer. “Tem muita gente em busca de uma franquia, indústrias que querem criar seu canal de venda própria, e até pessoas buscando entender a viabilidade de franquear um negócio, e nós estamos aqui para ajudar com isso”, complementa Fugice.

Bibi

Stand da Bibi na ABF Franchising Expo

Stand da Bibi na ABF Franchising Expo / Imagem: Divulgação/ Calçados Bibi

A Bibi, marca de 75 anos, pioneira no Brasil em calçados infantis, também estava presente na feira da ABF. A marca, agora, tem a intenção de expandir ainda mais as franquias, contando com o novo modelo de loja, que busca contemplar o imaginário das crianças. 

 “Nossa loja é baseada na inovação e diversão, oferecendo uma experiência diferenciada para as crianças. Temos uma flagship store no Rio Grande do Sul, que é um modelo que trabalha muito a experiência e uma curadoria de produto. O plano de expansão inclui abrir mais de 10 lojas no Brasil este ano, focando em shoppings e capitais”, disse Camila Kohlrausch, diretora de marca e varejo da Bibi Calçados.

Milon

Loja da Milon

Imagem: Reprodução / Milon

A Milon, marca sulista de roupas infantis de alta qualidade, levou seu estande para a ABF franchising Expo, e contou um pouco sobre seus planos de expansão para São Paulo nos próximos anos.  “A gente chegou na semana passada a 108 lojas, incluindo uma nova em Natal. Recebemos pelo terceiro ano consecutivo o prêmio cinco estrelas da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o que nos deixou bastante felizes. Temos uma presença muito tímida em São Paulo capital, com apenas duas operações, e agora queremos expandir através de franquias”, disse Claudinei Martins, Diretor Executivo Comercial e Marketing na Grupo Kyly.

CNA

Fachada de loja da CNA Ctrl+Play

Fachada de loja da CNA Ctrl+Play. Imagem: Divulgação CNA

O CNA anunciou a criação do grupo educacional CNA+ durante a ABF Franchising Expo 2024, com o objetivo de diversificar seus negócios na área de educação complementar e expandir sua atuação no mercado. O novo grupo já iniciou suas operações com a aquisição da franquia Ctrl+Play, especializada em tecnologia e inovação, e planeja novas aquisições no médio prazo. Além de cursos de idiomas, o CNA+ oferecerá disciplinas de tecnologia e inovação, ampliando sua presença em todas as regiões do Brasil. O novo slogan “CNA Idiomas” substituirá “inglês definitivo”, e o símbolo “+” representará o crescimento e a evolução da rede.

A estratégia do CNA+ é proporcionar uma jornada educacional completa e personalizada para seus alunos, aumentando o ticket médio e o Lifetime Value (LTV) por aluno nas franquias. O grupo já conta com mais de 400 mil alunos/ano e cerca de 730 franquias CNA Idiomas, além de 90 franquias Ctrl+Play, com a meta de atingir 1.000 franquias até o final do ano. Novos cursos e materiais didáticos serão lançados, incluindo programas voltados para o público adulto e o curso CNA Teen Up, focado em promover diversidade, equidade e inclusão. A apresentação oficial da nova marca ocorrerá na ABF Expo Franchising 2024, destacando o novo posicionamento e a estratégia de negócios do grupo.