Franchising
Shoppings do Brasil têm melhor resultado em três anos
1.759 marcas inauguraram lojas entre outubro e dezembro de 2023, apontou Abrasce
No último trimestre de 2023, o varejo brasileiro testemunhou um crescimento sem precedentes, com aproximadamente 1.759 marcas inaugurando lojas em shoppings do Brasil. Esse resultado histórico, o melhor desde o início da série em 2021, foi revelado pelos dados levantados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Comparado ao terceiro trimestre do mesmo ano, que registrou a expansão de 1.376 marcas, houve um aumento impressionante de 27,8%. Além disso, o desempenho superou o dos últimos três meses de 2023, com um crescimento de 11,5%, totalizando 1.578 marcas com abertura de novas lojas.
O estudo “O varejo dos shoppings: marcas em expansão” da Abrasce destaca os segmentos que mais se destacaram nesse período. A liderança ficou com alimentação e bebidas, com um aumento de 25%, seguido por vestuário (20%), artigos para o lar, decoração e presentes (7%), perfumaria e cosméticos (6%), calçados (5%), entretenimento (5%), relojoaria e joalheria (4%), acessórios (4%), serviços estéticos (4%), telefonia e acessórios (3%) e artigos esportivos (2%).
Entre as 1.759 marcas que abriram lojas, algumas se destacaram ante suas concorrentes. A Milky Moo liderou no segmento de alimentação e bebidas, seguida por marcas como Natura (perfumaria e cosméticos), Pandora (relojoaria e joalheria) e KFC (também do setor de alimentação e bebidas).
Outros setores também viram um aumento considerável na inauguração de lojas, como calçados, vestuário, telefonia e acessórios, artigos de viagens, artigos para o lar, decoração e presentes, óticas (representada pelas Óticas Carol), livraria e papelaria (Livraria Leitura) e artigos esportivos (representada pela Reebok).
O ano de 2023 foi marcado por mais de 4 mil inaugurações de lojas de diversas marcas nos shoppings do Brasil. Na lista das top 50 marcas que mais inauguraram lojas, 25 estrearam no ranking geral, incluindo marcas como Popeyes, Crocs, Vivo e L’Occitane, entre outras.
Imagem: Reprodução