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Comportamento

Confiança e conveniência são principais influenciadores da decisão de compra

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experiência de compras na loja física

Os critérios dos consumidores brasileiros para tomar a decisão de compra vão muito além do preço. Segundo a pesquisa CX Trends 2024, realizada pela Octadesk e Opinion Box, fatores como valor do frete, experiência anterior com a empresa e reputação no Reclame Aqui têm um peso decisivo no momento da compra. Para 70% dos consumidores, porém, o valor do frete é o principal critério na hora de escolher entre duas lojas que oferecem o mesmo preço para um produto.

Na sequência dos fatores mais importantes, seguem experiências positivas anteriores com a marca (57%); a reputação da empresa no Reclame Aqui, plataforma popular entre brasileiros para verificar a confiabilidade de marcas, (54%) e formas de pagamento flexíveis aparecem logo em seguida (53%).

Fontes de pesquisa

Para buscar informações antes de realizar uma compra, 55% dos consumidores utilizam o Google e outros buscadores online. Além disso, o Reclame Aqui aparece como uma importante ferramenta de pesquisa, consultado por 48% dos entrevistados. Os comentários deixados diretamente nos produtos também têm grande relevância, com 44% das pessoas recorrendo a eles para validar sua escolha.

Porém, nem só comentários na Internet pesam na opinião dos consumidores. As recomendações pessoais têm impacto em 37% dos consumidores, que afirmam que confiam em indicações de amigos e familiares, ainda sendo uma ferramenta poderosa na tomada de decisão de compra.

Experiência do cliente

Os dados revelados pelo CX Trends 2024 reforçam a importância de uma experiência de compra integrada e de alta qualidade, que vai além do preço. Para Rodrigo Ricco, Fundador e Diretor Geral da Octadesk, “oferecer uma jornada de compra eficiente, desde o primeiro contato até o pós-venda, é essencial para ganhar a confiança do consumidor. Fatores como um bom atendimento, uma experiência de compra simples e frete competitivo podem transformar a escolha de um cliente”.

A pesquisa destaca a importância de as empresas investirem em estratégias que fortaleçam sua reputação online e construam confiança com os consumidores, desde o primeiro contato até as etapas finais da jornada de compra.

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