Comportamento
Redes sociais ultrapassam mecanismos de busca entre a Geração Z

Na navegação online, os mecanismos de busca tradicionais estão se tornando uma opção secundária para os consumidores mais jovens. Uma nova pesquisa realizada pela Sprout Social, empresa de software de gerenciamento de redes sociais na nuvem, revela que mais de 4 em cada 10 consumidores da Geração Z (41%) recorrem primeiro às redes sociais quando procuram informações. As redes sociais agora superam os mecanismos de busca tradicionais (32%), as ferramentas de IA baseadas em chat (11%) e amigos/família (9%) como método preferido por esse grupo etário.
Facebook (81%), YouTube (71%) e Instagram (66%) continuam sendo as principais plataformas utilizadas para buscas, com o YouTube subindo para a segunda colocação desde o último relatório da Sprout Social.
Quase 4 em cada 10 consumidores de todas as faixas etárias (37%) preferem ir primeiro às redes sociais quando buscam avaliações e recomendações de produtos, enquanto 35% as usam principalmente para encontrar restaurantes e atividades locais — o que, segundo a Sprout Social, destaca o papel central das redes sociais na descoberta e no comércio eletrônico.
Três quartos dos entrevistados (76%) afirmaram que conteúdos nas redes sociais — incluindo anúncios, postagens de influenciadores e conteúdo de marcas — influenciaram uma compra nos últimos seis meses. Esse número sobe para 90% entre os membros da Geração Z e 84% entre os millennials.
“Impulsionadas em grande parte pela Geração Z, as redes sociais estão se tornando o novo mecanismo de busca”, afirmou Scott Morris, diretor de marketing da Sprout Social. “Essa mudança é transformadora, não apenas para as redes sociais, mas para o comércio e os negócios em geral, porque está mudando a forma como os consumidores descobrem produtos e marcas. Para os profissionais de marketing, isso significa tornar o social o canal principal para construir notoriedade, gerenciar percepção, engajar com clientes e receber feedback. A descoberta agora acontece nas redes sociais — elas são o futuro dos negócios.”
Outros insights da pesquisa da Sprout Social incluem:
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O conteúdo mais buscado nas redes sociais é relacionado à culinária e inspiração para receitas (50%), seguido por recomendações de filmes e séries (43%), descoberta musical (36%) e uma variedade de temas de interesse pessoal como esportes, beleza, saúde, notícias, moda e viagens.
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Mais da metade dos entrevistados (53%) disseram que suas vidas sociais melhoraram com o uso das redes sociais. Entre os millennials e a Geração Z, esse índice é ainda maior: 61% e 64%, respectivamente. Apenas 14% acreditam que houve impacto negativo.
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Quase metade (47%) afirma que as redes sociais ajudaram a melhorar suas decisões financeiras, sendo esse número mais alto entre millennials (53%) e Geração Z (62%). Apenas 13% disseram que houve impacto negativo.
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Mais da metade dos usuários globais de redes sociais (51%) planejam passar mais tempo em plataformas baseadas em comunidade, como o Reddit, nos próximos seis meses. Entre millennials e Geração Z, esse número sobe para 63%.
A pesquisa Pulse Survey do segundo trimestre de 2025 foi conduzida online pela Glimpse, empresa global de pesquisa de mercado, em nome da Sprout Social. O levantamento incluiu 2.280 usuários de redes sociais nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, e foi realizado entre 23 de abril e 5 de maio de 2025.
Imagem: Reprodução
Informações: Zachary Russell para CSA
Tradução livre: Central do Varejo