Franchising
Hypper Brands aposta em aquisições e incubação de franquias para democratizar o setor de alimentação no Brasil
Holding projeta alcançar 1.000 unidades e faturamento de R$ 1 bilhão até 2029 com modelo inovador de gestão e expansão

A Hypper Brands, holding que reúne atualmente quatro marcas do setor de alimentação e um faturamento anual de R$ 100 milhões, vem se consolidando como um dos grupos mais inovadores e promissores do franchising brasileiro. Com uma estratégia pautada no crescimento via aquisição de marcas consolidadas e formatação de pequenos negócios para expansão por franquias, a empresa mira alcançar 1.000 unidades e R$ 1 bilhão de receita até 2029.
Entre os movimentos recentes, destaca-se a aquisição da Mr. Cheney, famosa rede de cookies artesanais, com mais de 20 anos de mercado e uma das maiores do setor, com 80 lojas. “O fechamento de um negócio desse porte mostra a relevância estratégica da Hypper Brands no mercado”, afirma André Augusto, fundador e CEO da Hypper Brands.
Na frente de formatação de novos negócios, destacam-se duas marcas que acabaram de ingressar na holding: o Origens Espaço Gastronômico e a Oh My Creamy Sorvetes, que surgiram a partir do Million Food, programa de imersão criado pela Hypper Brands para atrair empreendedores de pequeno porte do setor de alimentação, que querem se tornar franquias.
“Sandra Sokolovski e Tereza Cristina, fundadoras do Origens Espaço Gastronômico, foram participantes do programa. Depois da imersão e do acompanhamento, trouxeram sua operação para dentro da Hypper Brands e juntos estruturamos o modelo de franquia para expansão nacional”, explica Augusto.
Crescimento sustentável, com recursos próprios
Todo o crescimento da holding ocorre por meio de bootstrapping, ou seja, com recursos próprios, sem aporte de fundos de investimento. Essa característica confere à Hypper Brands mais autonomia estratégica e independência nas decisões de negócio.
Foodtech com DNA em inovação
A Hypper Brands é frequentemente reconhecida como uma foodtech, não apenas pelo portfólio diversificado de marcas dentro do setor de alimentação, mas pelo forte investimento em tecnologia e inovação. A empresa desenvolveu a ONE ON ONE, plataforma proprietária que integra gestão de metas, programas de treinamento e mentoria personalizada para franqueados e toda gestão integrada de franqueador e franqueado.
Enquanto o modelo tradicional de franqueadoras no mercado depende de consultores de campo presenciais, a Hypper Brands criou a ONE ON ONE, que permite acompanhamento remoto e individualizado do desempenho de cada unidade, sem a necessidade de consultores de campo presenciais.
A plataforma centraliza desde aulas on-line e relatórios de metas até mentorias ao vivo baseadas em dados reais de operação, criando um modelo de suporte acessível, escalável e de alto impacto. Por meio do ONE ON ONE, a Hypper Brands conecta especialistas de diferentes áreas como finanças, delivery, marketing e vendas diretamente com suas unidades para mentorias especializadas.
Além disso, a holding mantém departamentos especializados, como áreas focadas na retenção e motivação de franqueados, e uma universidade corporativa voltada ao aprimoramento contínuo da rede.
Democratização do franchising de alimentação
A tese da Hypper Brands é democratizar o acesso ao franchising no setor de alimentação fora do lar. Enquanto em outros mercados internacionais grandes grupos já controlam boa parte das operações, no Brasil o segmento ainda é pulverizado e concentrado em marcas de alto investimento.
“O nosso objetivo é oferecer franquias compactas, de baixo custo inicial para o franqueado, mas com a mesma qualidade de produto, gestão inteligente e suporte completo que se espera de grandes marcas”, reforça Augusto. “Queremos profissionalizar o setor e abrir caminho para que mais empreendedores possam acessar esse mercado com segurança e rentabilidade.”
Augusto chama esse modelo de negócio como “franquia Ônix”, uma analogia ao valor de mercado desse modelo de automóvel, dando acesso a um negócio de alimentação pelo custo de um carro.
Augusto finaliza: “Nosso grande objetivo é promover pessoas comuns a empreendedores obstinados e, através desses, alimentar milhares de pessoas todos os dias no Brasil e no mundo.”
Imagem: Freepik