Economia
Aravita utiliza IA para resolver problema de alimentos no varejo
Startup recebe investimento da HiPartners, fundo focado em varejo, após desenvolver plataforma para reduzir desperdício de alimentos
Uma iniciativa desenvolvida pela startup Aravita para evitar que alimentos sejam jogados no lixo chamou a atenção de investidores. A empresa, em busca de resolver problemas do controle de produtos perecíveis, entrou no portfólio da HiPartners, companhia de investimentos focada no varejo.
Hoje em dia, mais de 15 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no Brasil. Esse valor equivale a quase 30% de toda a comida produzida no país. De acordo com a Food and Agriculture Organization (FAO), frutas, legumes e verduras são os alimentos mais afetados pelas perdas, com 45% deles sendo jogados fora no mundo todo.
Com o objetivo de reduzir esses danos, a plataforma da Aravita, chamada de “ordering as a service”, utiliza inteligência artificial (IA) para medir a quantidade exata de produtos ideais a serem comprados em um determinado espaço de tempo. Os algoritmos, então, viabilizam visões de cada produto, analisando aspectos como comportamentos, ritmo, perfil de consumo, produtividade, entre outros.
O sistema coordenado pela Aravita, além de basear as respostas em fatores variáveis, como oscilações de produção, impactos causados pelos feriados, diferenças no mix de produtos e no poder de consumo dos clientes, são consideradas as restrições das empresas (políticas internas de compras) para estruturar e resolver os problemas e maximizar a rentabilidade do varejo.
Segundo o cofundador da Aravita, Marco Perlman, as grandes supermercadistas não contam com softwares especialistas que otimizem a tomada de decisões. “Mesmo os players mais sofisticados não sabem quanto possuem em suas bancadas, tendo em mãos apenas estimativas que são reprocessadas quando os encarregados do setor na ponta fazem uma análise visual, utilizada como input para o excel do time de compras”, explica Perlman, que também é CEO da startup.
A Aravita conta com a expertise da HiPartners nesse primeiro estágio, onde o produto é construído e lapidado, enquanto o fundo busca colocar a teoria na prática, trazendo as ideias para a linha operacional do varejo. Posteriormente, os investidores conectam a startup com as grandes supermercadistas buscando promover a transformação digital no setor e gerar os melhores resultados.
O CEO da HiPartners, Walter Sabini Junior, se mostrou satisfeito com a rodada de investimentos que abarcou a startup. “A Aravita é uma aposta certeira para atender o gargalo do desperdício de perecíveis e de receita no varejo, ampliando a capacidade de executar o planejamento de demanda, gerando rentabilidade, e suprimindo cada vez mais os impactos ambientais e a insegurança alimentar no planeta”, detalhou.
A rodada de investimentos contou com diversos fundos especializados em venture capital, como Qualcomm Ventures e 17 Sigma, com participação de casas de renome, como DGF Investimentos, Alexia Ventures, BigBets, Nortee Capital, Bridge e RG Nutri, além de anjos, como Bernardo Lustosa (ex-CEO ClearSale) e Flávio Jansen (ex-CEO Locaweb e Submarino).
Imagem: Assessoria