Colunistas

Como a utilização de IA generativa pode transformar negócios

Published

on

IA generativa
A popularização de soluções baseadas em IA generativa está contribuindo expressivamente para o movimento de adoção dessa tecnologia por empresas que estão enxergando novas oportunidades. Casos de uso se multiplicam no mercado com a aplicabilidade de ferramentas para otimizar processos, reduzir custos, ganhar agilidade e escalar vendas. Abaixo seguem alguns exemplos:
Gerar leads para o time comercial
Usar IA generativa para coletar dados na web e em sistemas internos, organizá-los, categorizá-los e priorizá-los para que times de vendas possam realizar o seu trabalho com muito mais assertividade e ter, de antemão, as informações mais quentes e precisas para fazer suas apresentações de vendas.
Criar apresentações
Sentar-se na frente do computador e começar um PPT totalmente do zero já está ficando no passado. Já é possível pedir para uma IA generativa pesquisar dados, estruturar informações e gerar o arquivo para você só dar o seu toque final. Pense na possibilidade de ter uma IA criando apresentações totalmente personalizadas para cada reunião de vendas que você tiver. Isso com certeza vai aumentar suas chances de ganhar novos negócios.
 
Atender clientes
Imagine uma IA generativa atendendo seus clientes no WhatsApp, fazendo SAC, explicando seus produtos e serviços, enviando vídeos, coletando opiniões e permitindo que tudo isso seja feito com uma linguagem natural que seus clientes poderão até achar que estão conversando com um humano. Agora vá além e pense que tudo isso pode ser feito 24 horas por dia, o ano todo. E ainda: você poderá pedir para a sua IA resumir tudo o que aconteceu e dar inúmeras dicas de como aprimorar a sua oferta com base no que o público fala.
 
Uma agência de marketing completa
Uma agência de marketing totalmente feita por IA generativa é um exemplo de serviço completo que está surgindo em todas as partes do mundo. Eu mesmo criei a minha e é realmente incrível. Primeiro, nesta agência que eu criei, há uma IA fazendo o papel de estrategista, onde ela vasculha o mercado, o que meus concorrentes estão fazendo, define os objetivos de marketing, identifica o público-alvo e estabelece a estratégia geral. Outra IA faz o trabalho criativo, gerando conteúdo adaptado ao público e ao canal (blog posts, e-mails, redes sociais, etc.). E outras IAs, junto a essas duas, realizam o trabalho completo que uma agência faria.
 
O poder das IAs generativas
Estima-se que já existam mais de 100 mil ferramentas criadas com IA generativa disponíveis. No entanto, enquanto algumas empresas apenas se adaptam à revolução provocada pela inteligência artificial no mercado, outras apostam na tecnologia para mudar completamente o seu modo de fazer as coisas. Neste segundo grupo estão empresários que já estão entendendo que com a IA generativa vão conseguir transformar suas empresas, gerar mais receitas e aumentar o lucro.
Muitos ainda acham que o ChatGPT é sinônimo de inteligência artificial, quando na realidade ele é apenas a pontinha do gigantesco iceberg que já está aparecendo na superfície. Meu convite é para você pensar em quais usos práticos a IA generativa poderia entrar na sua empresa e buscar ajuda de especialistas para adotar a IA generativa de forma eficiente.

Imagem: Envato



(*) Adilson Batista.
Nascido em 1976, na cidade de São Paulo, Adilson Batista é um especialista em inteligência artificial que une três capacidades distintas em seu trabalho: design, tecnologia e estratégia de negócios. Foi vice-presidente da Wunderman e diretor de estratégia digital da Young & Rubicam, atualmente VML. Foi fundador e CEO da agência digital Today e hoje ele está à frente de sua consultoria, a Adbat, e de projetos voltados para negócios digitais.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *