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Comportamentos positivos que transformam o ambiente de uma rede
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É papel do franqueador cuidar de sua rede em vários aspectos para que ela se mantenha saudável, forte, sem conflitos e lucrativa. Sim, não adianta só pensar no produto e no serviço, só pensar no cliente final, só pensar em treinamento ou supervisão de campo. A rede é um organismo dinâmico, composto por pessoas, e requer atenção aos comportamentos o tempo todo.
Acompanho o sistema de franquias há 35 anos, sempre sedenta de informação e conhecimento para acompanhar a sua evolução. Alguns comportamentos positivos, sobretudo nesta fase tão desafiadora pela qual estamos passando, certamente farão a diferença, trazendo mudanças consistentes para a rede:
– Identifique os interesses e necessidades dos franqueados por meio de um diálogo menos árduo, mais ameno e mais construtivo. Isso porque, na maioria das vezes, é muito difícil e complexo captar totalmente os sentimentos e emoções que movimentam as atitudes de seus franqueados. Nada melhor do que reconhecer a dimensão humana oculta e promover uma conversa que traga mais consciência e responsabilidade para chegar à pacificação do conflito;
– Reveja os processos atuais de relacionamento com os stakeholders com o objetivo de promover negociações que garantam o nível de serviço e boa experiência de compra pelo consumidor, buscando maior eficiência na logística e nos custos de retaguarda, além da rentabilidade desejada por todos;
– Não adote posturas de indiferença em relação aos franqueados. Procure se conectar com a rede liderando seus franqueados pelas ideias e não apenas pela imposição;
– Estabeleça a manutenção preventiva da rede, monitorando desempenho de indicadores e identificando desvios;
– Discuta soluções por meio da criação de grupos de trabalho temporários, com diversidade de expertises para tratar de assuntos específicos;
– Registre detalhes do processo de busca e implementação de soluções para alimentar um banco de dados de boas práticas;
– Compartilhe as melhores soluções com a rede, demonstrando que a união de todos é muito maior que a crise.
Imagem: Envato
*Melitha Novoa Prado é advogada especializada em estratégia para varejo e franchising, sócia-fundadora do NPMP – Novoa Prado Maciel Pinheiro Advogados, com 35 anos de atuação junto às maiores e mais renomadas franqueadoras brasileiras.