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Economia

Dia dos namorados rende R$ 19,8 bilhões para o e-commerce

As vendas de produtos para cabelo cresceram 119,2% e de maquiagem 89,2%, enquanto perfumes mostraram uma queda de 26,5%

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Um levantamento divulgado recentemente pela Neotrust revela que, na época do dia dos namorados, entre 30 de maio e 12 de junho de 2024, o varejo digital brasileiro faturou R$ 19,8 bilhões, em comparação aos R$ 16,2 bilhões no mesmo período de 2023, um crescimento expressivo de 23,3%. 

“Esse crescimento confirma o que estamos observando desde o final do ano passado: o varejo digital está voltando a crescer fortemente após um ano desafiador em 2023”, afirma Jean-François Laloux, especialista em dados da Neotrust.

Para Samuel Gonsales, diretor comercial do E-Commerce Brasil, a retomada do e-commerce, com foco potencializado nas datas sazonais, tem relação direta com o fato de que o consumidor que se antecipa às datas sazonais consegue analisar as ofertas com muito mais facilidade e em um número muito grande de varejistas online. Além disso, afirma Gonsales, a velocidade das entregas de itens comprados no e-commerce, demonstra a maturidade das operações logísticas que vem evoluindo ano a ano. A soma desses fatores em conjunto com ofertas parceladas, cria o ambiente apropriado para o aumento das vendas.

Produtos mais vendidos no dia dos namorados

Os produtos mais procurados no dia dos namorados de 2024 foram os voltados para beleza, com as vendas de produtos para cabelo crescendo 119,2% e de maquiagem 89,2%. Por outro lado, a venda de perfumes teve uma queda de 26,5%.

Os eletrodomésticos também apresentaram crescimento, com geladeiras aumentando 23,1% e máquinas de lavar 16,2%. A categoria de moda continua sendo uma escolha popular para presentes, com um aumento significativo de 106,4% nas vendas de calçados e de 152,9% em acessórios.

No setor de tecnologia, as vendas de tablets cresceram, enquanto os smartphones alcançaram R$1,7 bilhões, mas apresentaram uma retração de 16,5% em comparação a 2023.

Entre os eletroportáteis, houve uma queda de 18,1% nas vendas de fritadeiras elétricas e um crescimento de 12,9% em robôs aspiradores, que se tornaram o segundo eletroportátil mais vendido, seguido por cafeteiras e aspiradores convencionais.

Perfil do consumidor

Uma outra tendência observada nos últimos anos é a crescente importância dos consumidores femininos. Em 2023, as mulheres representavam 58,8% dos consumidores do varejo digital, percentual que aumentou para 59,3% em 2024, no período do dia dos namorados. Além disso, a média de idade dos consumidores está aumentando. Em 2023, 41,6% tinham menos de 35 anos, percentual que caiu para 39,9% em 2024. O grupo que mais cresce é o de consumidores entre 45 e 54 anos, que passou de 16,9% para 18,0% de representatividade no varejo digital.