Economia
Gastos com o Halloween atingirão o recorde de US$ 12,2 bilhões nos EUA
A participação excede, pela primeira vez, os níveis pré-pandêmicos
Por NRF – Espera-se que os gastos totais com o Halloween atinjam um recorde de 12,2 mil milhões de dólares, ultrapassando o recorde do ano passado de 10,6 mil milhões de dólares, de acordo com o inquérito anual da Federação Nacional do Varejo realizado pela Prosper Insights & Analytics. Um número recorde de pessoas (73%) participará de atividades relacionadas ao Halloween este ano, contra 69% em 2022.
“Mais americanos do que nunca estarão enfiando a mão na carteira e gastando uma quantia recorde de dinheiro para celebrar o Halloween este ano” disse o presidente e CEO da NRF, Matthew Shay. “Os consumidores comprarão antecipadamente decorações festivas e outros itens relacionados, e os varejistas estarão preparados com o estoque para ajudar os clientes e suas famílias a participarem desta tradição popular e divertida.”
Como nos anos anteriores, as principais formas de comemoração dos consumidores são distribuindo doces (68%), decorando a casa ou quintal (53%) ou fantasiando-se (50%). No entanto, num regresso às normas pré-pandemia, mais consumidores também planeiam dar ou ir a uma festa (32%) ou levar doces ou travessuras aos seus filhos (28%).
Os gastos por pessoa também aumentaram, já que os consumidores planejam gastar um recorde de US$ 108,24 cada, acima do recorde anterior de US$ 102,74 em 2021. O maior aumento nos gastos veio de fantasias, que são mais populares do que nunca.
Sessenta e nove por cento das pessoas que comemoram o Halloween planejam comprar fantasias, acima dos 67% do ano passado e o maior número na história da pesquisa. Espera-se que os gastos totais com fantasias atinjam um recorde de 4,1 mil milhões de dólares, acima dos 3,6 mil milhões de dólares em 2022. Os gastos totais com decorações, que cresceram em popularidade durante a pandemia e continuam a repercutir entre os consumidores, deverão atingir 3,9 mil milhões de dólares. Daqueles que comemoram o Halloween, mais de três quartos (77%) planejam comprar decorações, o que está no mesmo nível do ano passado, mas acima dos 72% em 2019.
Espera-se que os gastos com doces cheguem a US$ 3,6 bilhões, acima dos US$ 3,1 bilhões do ano passado. Os gastos com cartões comemorativos de Halloween estão projetados em US$ 500 milhões, um pouco abaixo dos US$ 600 milhões em 2022, mas acima dos níveis pré-pandemia.
Semelhante a outros feriados importantes e eventos de gastos, como a volta às aulas e as férias de inverno, os consumidores desejam começar cedo suas compras de Halloween. Quase metade (45%) dos que comemoram o feriado planejam começar a fazer compras antes de outubro. Isto está no mesmo nível do ano passado, mas acima dos 33% de uma década atrás.
“Os consumidores mais jovens estão ansiosos para começar suas compras de Halloween, com mais da metade das pessoas com idades entre 25 e 44 anos planejando fazer compras antes ou durante setembro”, disse o vice-presidente executivo de estratégia da Prosper, Phil Rist. “A mídia social continua a crescer como fonte de inspiração para fantasias para consumidores mais jovens, à medida que mais pessoas com menos de 25 anos recorrem ao TikTok, Pinterest e Instagram em busca de ideias.”
As principais fontes de inspiração continuam a ser pesquisas online (37%), numa loja de retalho ou loja de fantasias (28%) e amigos e familiares (20%).
As lojas de descontos (40%) continuam sendo o principal destino para comprar itens de Halloween, seguidas por lojas especializadas de Halloween/fantasias (39%) e online (32%). Embora as lojas especializadas em fantasias e Halloween sempre tenham sido os principais destinos para itens de Halloween, mais consumidores planejam fazer compras nessas lojas este ano do que no passado.
Espera-se que os gastos com fantasias para adultos aumentem 18% em relação ao ano passado, para US$ 2 bilhões, e os gastos com fantasias infantis deverão aumentar 20% em relação a 2022, para US$ 1,4 bilhão. Em linha com o ano passado, os gastos com fantasias para animais de estimação deverão atingir US$ 700 milhões.
Trajes classificados: Crianças
Cerca de 2,6 milhões de crianças planejam se vestir como Homem-Aranha, 2 milhões como sua princesa favorita, cerca de 1,6 milhão como fantasma, 1,5 milhão como super-herói e 1,4 milhão como bruxa.
Trajes classificados: adultos
Dos que planejam se fantasiar para o Halloween, 75% dos adultos já sabem qual será sua fantasia este ano, contra 70% no ano passado. Mais de 5,8 milhões de adultos planejam se vestir como bruxas, quase 2,4 milhões como vampiros, 1,8 milhões como Barbie, mais de 1,4 milhão como Batman e 1,3 milhão como gato de estimação.
Fantasias classificadas: animais
As fantasias de animais de estimação mais populares incluem abóbora (11%), cachorro-quente (7%), morcego (4%), abelha (3%) e aranha (3%).
Há alguns recém-chegados ao ranking de fantasias, já que a cultura pop está influenciando fortemente esta temporada assustadora, com muitas crianças e adultos se vestindo como personagens dos grandes filmes e programas deste ano.
A pesquisa de Halloween de 2023 perguntou a 8.084 consumidores sobre seus planos de compras. Foi realizado de 1º a 6 de setembro e tem margem de erro de mais ou menos 1,1 ponto percentual.
Como principal autoridade e voz do setor varejista, a NRF fornece dados sobre o comportamento e os gastos do consumidor em períodos importantes , como feriados, ao longo do ano.
Imagem: Envato