Comportamento

Geração Z: veja 4 dicas para atrair esse público

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pesquisa da Deloitte

Generation z students hanging out together outdoors in the city. Young stylish zoomers are online, using smartphones, social media, taking selfies. Concept of power of friendship and social strength of gen Z.

Um dos segredos em vendas é conhecer o comportamento do consumidor, para adequar as estratégias do negócio às necessidades e perfis do público. Nesse sentido, é fundamental que o varejo esteja atento à geração Z, aquele consumidor nascido já na era da internet, entre os anos 1995 e 2010, e que deve responder pela maior parcela das compras nos próximos anos, além de influenciar outras gerações.

“Esse consumidor busca identificação com as marcas, transparência e agilidade no atendimento. Mas além disso, uma de suas principais características é que, apesar de ser altamente conectado ao online, ele ainda mantém interesse no varejo físico, porque nasceu imerso nos dois mundos. Portanto, para atraí-los, é fundamental investir na estratégia omnichannel, que integra diversos canais de atendimento para proporcionar uma experiência de compra facilitada e fluida, conforme as preferências do próprio cliente”, explica Andrei Dias, Head de Vendas da Nexaas, Retail Tech especialista em inovação para o varejo.

Para quem busca atrair mais consumidores da geração Z, veja quatro dicas:

1- Diversifique os canais de compra e de atendimento

A geração Z é mais conectada, porém gosta de ir até as lojas físicas, seja para olhar os produtos ou comprá-los por lá mesmo. Ofereça opções de compra com facilidades tanto no online, quanto no presencial, assim como suporte e atendimento em diferentes canais – site, aplicativo, redes sociais, loja física, etc. Cuide também para manter o padrão de atendimento e os benefícios para o cliente em todas as plataformas. Em outras palavras, seja, realmente, omnichannel, e conceda autonomia e liberdade para o consumidor decidir quais canais deseja usar e o que mais lhe convém durante a compra.

2- Ofereça condições diferenciadas de desconto

Para atrair os GenZ, é preciso ir além dos descontos tradicionais e pensar em um real custo-benefício, de acordo com a realidade do seu negócio. Esses consumidores são informados e geralmente pesquisam e pesam as opções antes de decidir a compra. Invista em campanhas promocionais diferenciadas em todos os canais de venda como cupons de descontos no aniversário ou em períodos sazonais, descontos como ‘leve dois e pague um’ e até mesmo liberar ofertas para os itens mais procurados.

3- Disponibilize opções variadas de pagamento

A geração Z está em busca de comodidade e isso não muda quando o assunto é pagamento. O varejista precisa acompanhar os avanços do mercado para atrair e manter esse público próximo. Pagamentos com QR Code, Pix e cartão virtual são algumas apostas do varejo omnichannel para melhorar a experiência de compra.

4- Tenha respostas rápidas

Uma das funções do omnichannel é elevar a qualidade da experiência do cliente. Por isso, é importante ter uma equipe bem treinada para responder nos diferentes canais aos questionamentos dos clientes, de forma rápida e eficiente. A geração Z exige do mercado respostas imediatas, precisas e um atendimento humanizado. Seja por chat nas redes sociais, pelo WhatsApp ou mesmo em sua loja física, essa agilidade e eficiência serão um diferencial.

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