Comportamento
Mais da metade dos consumidores recorre ao TikTok para inspiração de presentes
Indicando o crescimento do uso de redes sociais como ferramenta de pesquisa para presentes de fim de ano, 55% dos consumidores afirmaram já ter encontrado ideias de presentes no TikTok, segundo uma pesquisa de novembro realizada pela agência de marketing MGH.
De acordo com o levantamento, que ouviu 1.142 adultos nos EUA, 69% dos entrevistados disseram que vídeos de unboxing, avaliações de clientes e experiências de usuários com produtos foram fatores significativos para decidir se comprariam um item.
Entre as categorias mais buscadas no TikTok, destacam-se:
- Presentes de alimentos e bebidas (45%);
- Presentes personalizados (42%);
- Gadgets tecnológicos (41%);
- Produtos de beleza e cuidados com a pele (39%);
- Roupas e acessórios (39%);
- Presentes DIY (faça você mesmo) (38%);
- Decoração para casa (36%);
- Experiências (36%).
Cerca de um terço dos compradores no TikTok também procurava brinquedos e jogos infantis, segundo os resultados.
Além de buscar inspiração para presentes no TikTok, os consumidores também estão dispostos a comprar diretamente na plataforma. A pesquisa da MGH revelou que quase metade dos entrevistados já adquiriu produtos para si no TikTok, e 37% compraram presentes para outras pessoas.
“Criadores de conteúdo e empresas devem observar a oportunidade que a plataforma oferece, bem como o impacto que conteúdos envolventes e avaliações têm nas decisões de compra, especialmente enquanto entramos de cabeça na competitiva temporada de festas,” afirmou Ryan Goff, vice-presidente executivo, diretor de marketing e diretor de marketing de mídia social da MGH, em comunicado.
O levantamento da MGH reflete outras pesquisas que apontam que consumidores estão recorrendo a redes sociais para ideias de presentes. Um relatório da eMarketer lançado em agosto revelou que o Instagram é a plataforma preferida para compras via redes sociais, com 57% dos entrevistados preferindo comprar presentes pelo app. O Facebook ficou em segundo lugar (56%), seguido pelo TikTok (43%) e YouTube (38%).
Sublinhando a relevância do TikTok para a Geração Z, um relatório da Fiverr revelou que quase 54% dos consumidores dessa geração buscarão presentes apenas no TikTok Shop.
O estudo da MGH também reforça outras pesquisas que destacam o impacto das avaliações de produtos nas decisões de compra. Um relatório da Circana, lançado em outubro, apontou que 76% dos consumidores de fim de ano disseram que vídeos de avaliação de produtos influenciam suas decisões de compra. Consumidores em busca de avaliações tendem a recorrer mais ao YouTube, seguido por Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, X (antigo Twitter) e Reddit, segundo a Circana.
Imagem: Envato
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo