Franchising
Market4u celebra 5 anos e projeta crescimento sustentável para 2025

Com cinco anos de história, o market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios residenciais e comerciais, segue consolidado em posição de destaque no franchising nacional. Pela segunda vez seguida, a empresa foi reconhecida como a maior microfranquia do país de 2024, de acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que considera o maior índice de unidades em funcionamento das redes. Com 2.185 lojas em operação, a franquia planeja chegar à marca de 2.500 unidades e um faturamento de R$ 326 milhões até o final de 2025.
Para atender a demanda crescente dos consumidores, a rede busca investir cada vez mais em pontos comerciais, além dos condomínios, a fim de levar praticidade para a rotina dos clientes. “Queremos levar a comodidade das lojas autônomas para cada vez mais pessoas, ampliando nossa presença em diferentes locais e fortalecendo nossa marca como sinônimo de comodidade e inovação”, compartilha Eduardo Córdova, CEO e sócio-fundador do market4u.
Desde 2020, a rede atua no segmento com este propósito, que resulta em mais de 30 milhões de transações neste período, proporcionando uma economia de tempo estimada em 1.142 anos para seus clientes, que podem comprar de forma rápida e prática sem precisar sair de casa ou do trabalho.
O crescimento da empresa também se reflete no número de franqueados. “Em 2024, 271 novos empreendedores aderiram ao nosso modelo de franquia, sendo 32 apenas em dezembro. Paralelamente, realizamos ajustes estratégicos na nossa operação, encerrando unidades que não estavam alinhadas com o nosso momento atual, com um aumento de 60% no último ano e um faturamento de R$270 milhões”, comenta. Para Córdova, a ampliação da rede é fruto do compromisso da empresa com a inovação e a experiência de compra dos consumidores. “No Brasil fomos pioneiros nesse modelo de negócio e, no início, enfrentamos resistência por ser um conceito novo. Hoje, liderar o ranking das microfranquias e crescer de forma sustentável é um grande triunfo. Isso valida nossa estratégia e reforça nosso papel no varejo autônomo”, afirma o executivo.
Como tudo começou
Com uma veia empreendedora que se apresentou logo aos 18 anos, Eduardo Córdova construiu, junto ao cunhado Sandro Wuicik, uma jornada no empreendedorismo. Após experiências em diferentes negócios, a virada aconteceu quando perceberam o potencial de um serviço autônomo. O que começou como uma vending machine para ciclistas evoluiu para o market4u, um minimercado autônomo, com pagamento via aplicativo e disponível 24 horas por dia. Nestes 5 anos, o modelo conquistou o Brasil, transformando a conveniência e a experiência de compra dos consumidores com uma operação ágil, sem funcionários e totalmente integrada à rotina dos moradores.
Imagem: Divulgação