Inovação
Principais tendências de saúde e bem-estar para 2025
Os especialistas em saúde e bem-estar da WD Partners compartilharam suas perspectivas sobre as principais tendências que moldarão os comportamentos de saúde e bem-estar dos consumidores em 2025 e além e a Central do Varejo traduziu três delas para os leitores.
Farmácias reinventadas
O setor de farmácias de varejo está passando por um período de mudanças drásticas e desafios. Grandes redes de farmácias estão sendo pressionadas por concorrentes online como Amazon e Mark Cuban Cost Plus, o que as obriga a acelerar a entrega em domicílio, reduzindo a necessidade de visitas às lojas e de manter tanto estoque e processamento no local. Além disso, os grandes gerenciadores de benefícios farmacêuticos estão sendo questionados por reguladores sobre transparência de preços e políticas de precificação. Com uma nova administração no governo, o escrutínio sobre empresas farmacêuticas e a pressão sobre esses negócios só tende a aumentar.
Em resposta, cadeias de farmácias e supermercados que operam farmácias precisarão repensar seu posicionamento e modelo operacional. Isso pode incluir a redefinição das responsabilidades dos farmacêuticos, tirando-os de trás do balcão para fornecer mais consultas, incluindo a integração de soluções de medicamentos OTC (de venda livre) e opções naturais. Eles também buscarão promover mais serviços clínicos, como vacinas e prescrições para condições de baixa gravidade, à medida que isso se torne legal em alguns estados. Essas mudanças exigirão uma nova abordagem para o espaço físico e a configuração do ambiente e da experiência da farmácia.
De saúde reativa a proativa
O interesse dos consumidores pela saúde pessoal aumentará substancialmente no próximo ano. Com mais informações disponíveis e maior compartilhamento nas redes sociais, os consumidores buscarão mais controle e protagonismo sobre sua saúde, promovendo uma mudança de mentalidade de tratamento “reativo” de problemas de saúde para um foco maior na manutenção e otimização “proativa” da saúde.
Tecnologias e dispositivos vestíveis que monitoram a saúde continuamente, juntamente com uma vasta gama de soluções holísticas e funcionais alternativas, tratamentos de bem-estar social e suplementos nutricionais, oferecerão múltiplas opções para os consumidores experimentarem e compartilharem suas experiências. O empoderamento pessoal para saúde e bem-estar e a abordagem da saúde integral serão tópicos essenciais para evitar doenças crônicas no futuro e gerenciá-las para aqueles que já as possuem. Prestadores de serviços de saúde e varejistas de soluções de saúde fariam bem em aproveitar esse interesse, promovendo maneiras de apoiar os consumidores nessa jornada.
Integração do conceito “comida como remédio” nos supermercados
Mudanças na atitude dos consumidores em relação ao autocuidado, juntamente com transformações no setor de saúde e bem-estar, criarão oportunidades para os supermercados desempenharem um papel mais relevante. A maioria dos americanos compra mantimentos em supermercados, então faz sentido que grandes varejistas aproveitem para promover o conceito de Food Is Medicine (FIM) em seus negócios.
Com uma variedade de produtos saudáveis e alta frequência de visitas, os supermercados têm a capacidade de se tornarem provedores de saúde ao alavancar sua escala, produtos e serviços para direcionar os consumidores a opções mais saudáveis, adaptadas às suas necessidades específicas. À medida que a demanda por acesso aos cuidados aumenta, integrar cuidados de saúde na experiência de compra dos clientes levará a mais visitas às lojas, maior fidelidade dos clientes e contribuirá para a saúde das pessoas. Isso pode ser concretizado por meio de programas nas lojas, informações e merchandising, além de programas personalizados físicos e digitais.
Imagem: Envato
Informações: Dan Stanek e Kate Fisher para WD Partners
Tradução livre: Central do Varejo