Comportamento

Relatório aponta queda nas compras sustentáveis

Publicado

on

compras sustentáveis

O relatório anual Healthy & Sustainable Living, da empresa canadense de pesquisa de mercado GlobeScan, analisa as atitudes dos consumidores em relação à sustentabilidade em 31 mercados. Em 2025, as pessoas estão menos propensas a fazer compras sustentáveis – um comportamento impulsionado pela inflação e pelo niilismo climático entre os jovens.

Impactos das mudanças climáticas no estilo de vida

Em 2024, 45% das pessoas em todo o mundo disseram sentir os efeitos das mudanças climáticas, um aumento em relação aos 37% em 2022. As consequências abrangem tanto o âmbito pessoal – 23% relataram ansiedade climática – quanto o social: 15% enfrentam escassez de alimentos, e 13% passaram a ser mais ativos à noite para evitar o calor extremo.

Esses desafios estão levando alguns consumidores a adotar hábitos mais conscientes: 46% afirmam evitar o desperdício de alimentos, e 34% estão reduzindo o uso de água para prevenir escassez. Apesar dessas mudanças, 77% associam um estilo de vida sustentável a prazer, e não a privações.

Queda nas compras sustentáveis

Em agosto de 2024, 46% dos europeus disseram ter comprado um produto sustentável no mês anterior, uma redução em relação aos 53% de 2022. No mesmo período, a América Latina registrou uma queda de seis pontos percentuais, e a região da Ásia-Pacífico, de dois pontos percentuais, nas compras sustentáveis. Apenas África e Oriente Médio registraram um aumento, passando de 51% em 2022 para 60% em 2024.

Famílias lideram a agenda de sustentabilidade

Globalmente, os pais são os mais preocupados com as mudanças climáticas e os mais propensos a agir. Em 2024, 53% dos pais disseram que preferem comprar de marcas responsáveis (comparados a 41% de pessoas sem filhos). Especificamente, 45% optam frequentemente por produtos com embalagens reutilizáveis (versus 38%) e 28% compram itens de segunda mão (versus 21%).

Juventude desengajada

Embora 68% dos jovens de 18 a 24 anos queiram reduzir seu impacto ambiental, sua motivação está diminuindo, com 42% acreditando que as ações individuais têm pouco impacto no clima. Para mais informações sobre a ansiedade climática entre os jovens, veja as 10 Tendências de Sustentabilidade para 2025/2026.

Imagem: Envato
Informações: Nienke Creemers para Stylus
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *