Franchising

Somos Multi reuniu mais de 700 congressistas entre franqueadores e franqueados de todo o Brasil

Published

on

Somos Multi

Um dia de muito aprendizado, esse é o balanço do 1° Congresso Somos Multi, que aconteceu em São Paulo no dia 28 de maio. Alguns pontos muito importantes foram levantados durante o evento. A importância da “valorização” dos colaboradores e a capacitação constante, a introdução de uma gestão financeira eficiente e um tema, até então, muito polêmico: o repasse de unidades.

O evento contou com a presença de 700 congressistas, sendo 360 franqueados, 250 marcas, 35 apoiadores e 55 painelistas. Os presentes puderam ouvir experiências de franqueados e multifranqueados, que dividiram o palco com franqueadores e parceiros do setor, que trouxeram questões do seu dia a dia.

A franqueada e conselheira da 5àsec Brasil, Leandra Bisi Priante, compartilhou sua história de superação onde a força da sua equipe foi fundamental. Depois de passar por um grande incêndio que destruiu sua principal unidade em Belém (PA), ela encontrou forças para recomeçar não só por ela, mas pelas pessoas que trabalhavam na unidade. “Perdemos tudo no incêndio, só ficou um livro e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré”, relembra. Depois de criar um comitê de crise, ela e sua equipe se concentram em reerguer a unidade em 15 dias. “Conseguimos abrir a unidade e voltamos ainda mais fortes”, detalha.

No painel “Do Zero ao Cem”, o multifranqueado da Hering, Alexandre Ferreira pontuou que ter uma gestão financeira bem feita e controlada é a chave para crescer. Segundo ele, se o franqueado não sabe, com precisão, quanto gasta, quanto lucra e quando lucra, o negócio fica sem direção. “Se temos uma única unidade, a gestão é fundamental para crescer. Se temos várias, ela é fundamental para manter o negócio”, salienta.

Repasse é um bom negócio?

Comprar ou não uma unidade de repasse é uma das grandes dúvidas de um empreendedor que pretende entrar no segmento de franchising. No painel “Desmistifique o Repasse”, a advogada Renata Pin, da Advocacia Ribeiro Pin, esclareceu que a compra envolve duas negociações, com o franqueador e com o empreendedor, que vende a unidade. Ela esclareceu que quem vende a franquia é a franqueadora, o franqueado comercializa seus ativos.

A taxa média de repasse entre as franquias brasileiras foi de 4,35% em 2023. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Isso representa cerca de 8,4 mil unidades, entre 195.862 existentes naquele período.

O que os franqueados disseram sobre o evento

Rafael Coca, co-fundador e CSO da Spark, ficou muito entusiasmado por ter participado do Congresso e disse que sempre acreditou no potencial de crescimento do marketing de influência e têm observado que marcas e empresas têm investido cada vez mais nessa disciplina. “Foi uma oportunidade importante para dar um panorama sobre o mercado e contribuir com orientações de como trabalhar com influenciadores”, diz.

Já o CEO da rede Farmelhor, Renan Reis Rodrigues, definiu o Congresso como uma oportunidade única para a realização de networking entre os empreendedores e que engrandece todos os profissionais, sejam franqueados ou franqueadoras. Segundo ele, encontros assim devem acontecer todos os anos. “Essa é uma troca muito rica. São vários segmentos juntos e a experiência de um pode ser o insight para outros”, finaliza.

O evento marca o início de uma série de produtos da CommUnit e confirma 2025

Durante o evento, o CEO da CommUnit, Denis Santini apresentou o De Van, um estúdio de podcast itinerante que vai rodar o Brasil em busca de cases inspiradores de franqueados. O programa começará por São Paulo e tem como objetivo ir até o franqueado para conhecer sua história no seu habitat.  “Vamos inspirar os franqueados com histórias de sucesso e, ao mesmo tempo, promover grandes franqueados”, explica Denis.

Somos Multi

Imagem: Divulgação

A previsão é que o De Van comece a rodar em meados de junho, com conteúdos semanais inéditos.  Todas as entrevistas poderão ser ouvidas, e até assistidas, nas principais plataformas de streams e nas redes sociais da CommUnit.

O Congresso já está confirmado para acontecer em 2025. Denis Santini, afirma que a segunda edição acontecerá em setembro e terá dois dias de duração. O evento será planejado para receber duas mil pessoas.

 

Imagens e informações: MD / Assessoria de Imprensa

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *