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Super Rio Expofood bate recorde de público em 2º dia

O segundo dia da SRE Trade Show – Super Rio Expofood, realizada no Riocentro, registrou um aumento de público superior a 35% em relação ao mesmo dia da edição de 2024. O evento, promovido pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e pela Base Eventos, segue até o dia 20 de março e reúne representantes do setor supermercadista e food service, além de empresários e autoridades. Com o tema “Além do essencial”, a feira tem expectativa de movimentar R$ 6 bilhões em negócios.
Durante o evento, o presidente da ASSERJ, Fábio Queiroz, e o diretor da Base Eventos, Jerônimo Vargas, apresentaram as novidades da feira ao presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado, e à vereadora Rosa Fernandes.
Convenção das Américas e ALAS
A Asociación de las Américas de Supermercados (ALAS) promoveu debates sobre tendências do setor varejista alimentar na Convenção das Américas, reunindo representantes de 16 países. Entre os painéis apresentados, esteve “Evolución del supermercadismo en las Américas: Casos de Éxito y Desafíos Locales”, mediado por Fábio Queiroz, que contou com a participação de Guillermo Rey, vice-presidente da ALAS, Italo Atencio, presidente da Asociación Nacional de Supermercados y Autoservicios (ANSA), e Rosário Schamisseddine, presidente da Asociación Boliviana de Supermercados.
Fábio Queiroz afirmou que o setor supermercadista das Américas está em crescimento. “Reunimos nesse painel quatro países com características diferentes, mas com uma coisa em comum, encantar e se conectar aos clientes. Oferecer o melhor produto pelo preço justo”, disse.
Guillermo Rey destacou o impacto da inteligência artificial no setor. “No Uruguai, estamos utilizando cada vez mais a inteligência artificial, isso tem melhorado o desempenho dos supermercadistas de uma forma que nunca pensamos. Quem não fizer uso dessa incrível ferramenta estará fora do jogo”, afirmou.
Italo Atencio abordou os desafios da inflação no varejo. “É necessário revisar todos os números, custos e vendas. Quando você convive com inflação alta, como na Venezuela, é fundamental ter planejamento. Operar um supermercado em tempos de inflação elevada é muito desafiador”, disse.
Outro painel apresentado foi “La Reinvención del Hipermercado”, conduzido por Jean Christophe, diretor-geral do Grupo Disco Uruguai (GDU). O executivo afirmou que os hipermercados seguem relevantes no setor. “Quem acha que o hipermercado morreu está redondamente enganado! No GDU, desenvolvemos algo incrível, estudando o que havia de melhor no mundo. Tínhamos um desafio, transformar o layout do supermercado em um caos organizado. Somente com a mudança que realizamos com a venda de pizzas, produzidas por nós, alcançamos a marca de 1 milhão de unidades vendidas. Planejamento, estratégia e execução!”, afirmou.
Palestra de Aaron Ross
O evento também contou com a participação de Aaron Ross, autor do livro “Receita Previsível”, que falou sobre produtividade e gestão de equipes. “Em um supermercado é importante que se conheça a vocação profissional do funcionário, para que ele possa produzir mais e melhor. Colocar uma pessoa, por exemplo, no estoque, enquanto ela poderia realizar um trabalho como caixa, faz com que ela não se sinta muito estimulada a se empenhar naquela função”, explicou.
Programação e espaços interativos
Entre os palestrantes confirmados para os próximos dias está o chef Claude Troisgros, que abordará a adaptação da cozinha francesa aos ingredientes brasileiros.
O evento também conta com espaços como o SRE Square, Agro Business e Gourmet Show Arena, que oferecem experiências interativas, workshops e demonstrações.
Na edição anterior, a SRE Trade Show – Super Rio Expofood registrou 68 mil visitantes, 1.000 supermercadistas de 16 países e 500 marcas expositoras, movimentando R$ 4,2 bilhões. A expectativa para este ano é de superar os R$ 6 bilhões em negócios.
Imagem: Divulgação