Franchising
Para CEO da Megamatte, segredo da rede está na condução de processos
Julio Monteiro falou sobre osuporte dado aos franqueados, além da importância de investir em escolhas sustentáveis para o cardápio
Prestes a completar 30 anos, a Megamatte, rede de franquias de alimentação com foco em produtos orgânicos, vem trabalhando forte em expansão para chegar a 200 unidades ainda este ano. Julio Monteiro, CEO da marca, falou à Central do Varejo sobre o atual momento e detalhou as estratégias que fazem parte da trajetória da empresa.
Sobre a presença em diferentes regiões do Brasil e o planejamento de expansão da empresa, o executivo explica que o estudo de praça é realizado para garantir a viabilidade, adaptar-se à cultura da região e avaliar a demanda de mercado. Com base nesses fatores, a empresa define seu plano de expansão e identifica as áreas com maior potencial de consumo. “Esse planejamento acontece anualmente, levando alguns fatores em consideração, como viabilidade logística, estudo de geomarketing e viabilidade mercadológica, que envolve todas as concepções do negócio”, explica.
Quando questionado sobre os franqueados, Julio explicou que o processo de adquirir uma unidade pode se dar de maneira ativa e passiva. Seja por meio de feiras, eventos institucionais, ou pela reputação da empresa. A Megamatte é a única marca carioca que possui o reconhecimento de melhor franquia do Brasil em todos os segmentos pela PEGN. “Somos a primeira marca de alimentação no Brasil a ter esse reconhecimento”, comenta Julio. O CEO atribui a atratividade para os investidores à maneira como a empresa conduz os processos perante os franqueados
Julio falou também sobre a importância da presença digital, a Megamatte divide suas estratégias de comunicação em B2B e B2C, adaptando-as às diferentes personas. Fundada em 1994, a empresa utiliza eventos, feiras e estratégias digitais para se comunicar tanto com clientes quanto com possíveis parceiros. “Quando falamos de B2B, falamos de oferecer condições e esclarecimentos para que possíveis franqueados queiram conversar com a gente e entender um pouco mais. Sobre B2C, temos questões como segurança alimentar, engajamento com a cultura que temos e pessoas no nosso ecossistemas e as experiências que provocamos para os nossos consumidores”.
No que diz respeito à garantia de qualidade, Julio explicou que a Megamatte conta com áreas de teste, implantação e consultorias para acompanhar os franqueados e garantir a padronização da marca. Há um processo de onboarding, no qual o franqueado vai receber todo o acompanhamento e preparação para tocar a loja da melhor maneira. Após a inauguração, a Megamatte disponibiliza consultorias de negócios e de crescimento.
Além disso, a empresa investe em sustentabilidade, sendo pioneira na venda de produtos orgânicos e evitando a comercialização de cigarros, bebidas alcoólicas e refrigerantes. “Somos a empresa que mais vende açaí orgânico no planeta”, se orgulha. A Megamatte também trabalha com mate orgânico e ovos cage free, uma meta batida com dois anos de antecedência.
Sobre os planos futuros da Megamatte, Julio mencionou que a meta é fechar o ano com 200 unidades (são 150 atualmente)e que a empresa tem ações de marketing robustas planejadas para impulsionar o negócio. Além disso, ele destacou que a Megamatte completará trinta anos no próximo ano e pretende realizar um evento especial para comemorar essa conquista.
Julio ressaltou o comprometimento da Megamatte com causas sociais e o empreendedorismo, mencionando uma mega ação global em parceria com o Instituto Dara, onde os franqueados da empresa realizarão trabalhos voluntários em prol do desenvolvimento e capacitação das pessoas. O objetivo é reunir voluntários de diversas áreas para compartilharem seu tempo, conhecimento e habilidades com as pessoas atendidas pelo Instituto, promovendo diálogos e troca de experiências.
Além de ser uma ação de solidariedade, o evento busca capacitar e gerar renda para aqueles que enfrentam desafios em suas jornadas, criando um ambiente de apoio e aprendizado mútuo. A Megação Global é parte do calendário fixo da empresa e tem como objetivo despertar e fortalecer o potencial das pessoas por meio da capacitação.
Imagem: Divulgação