Inovação
Amazon investe €1 bilhão em veículos elétricos de entregas
Iniciativa é uma parceria entre a varejista e a Rivian e será implementada inicialmente nas cidades de Munique, Berlim e Düsseldorf
A Amazon está prestes a iniciar a implementação do primeiro veículo elétrico de entregas na Europa em parceria com a empresa Rivian. Nas próximas semanas, trezentas vans elétricas entrarão em circulação nas regiões de Munique, Berlim e Düsseldorf, como parte fundamental do plano de longo prazo da empresa para transformar sua rede de transporte. Em 2019, a Amazon solicitou 100 mil veículos à Rivian para o seu marketplace.
Em conjunto, a Amazon e a Rivian optaram por um design mais compacto e fino para as vans, em comparação com os veículos utilizados nos Estados Unidos, a fim de proporcionar um melhor desempenho nas cidades europeias.
A Amazon investiu mais de 1 bilhão de euros para tornar sua frota europeia elétrica, sendo que 400 milhões de euros foram destinados exclusivamente para a Alemanha.
A empresa iniciou a utilização de vans elétricas nos Estados Unidos em 2022 e atualmente possui mais de 3 mil veículos para a entrega de encomendas em mais de 500 cidades e regiões do país.
O objetivo da Amazon é ter 100 mil vans elétricas em sua frota global até 2030, como parte de sua estratégia para reduzir as emissões de carbono e promover a sustentabilidade em suas operações de entrega.
Imagem: Freepik