Comportamento

Como a gamificação pode aumentar a produtividade na sua empresa

A gamificação ajuda as companhias a engajar os colaboradores e a obter novos insights para os negócios

Published

on

Mulher sorrindo enquanto joga algum game no celular

Segundo uma pesquisa da Gupy, quatro em cada dez empresas usam a gamificação para treinar seus funcionários. O dado destaca como esse recurso, que consiste na aplicação de elementos de jogos em contextos digitais não lúdicos, vem sendo central para acelerar a produtividade em empresas por meio do engajamento das equipes.

Thales Zanussi, fundador e CEO do Mission Brasil, referência em digital outsourcing e staff on demand no país, reforça que a estratégia não se trata só de estruturar uma plataforma com pontos e recompensas para os colaboradores, mas sim potencializar experiências de forma otimizada. “Cada funcionalidade é disposta de maneira personalizada e descrita por meio de um passo a passo interativo, sem uma usabilidade complexa e travada. Ou seja, o usuário entende o que está sendo oferecido a ele com praticidade”, diz. 

Funcionamento na prática

A gamificação pode ser implementada de diversas formas, a depender dos objetivos da empresa. Hoje, existem plataformas gamificadas que transcrevem as informações e atividades dispostas de maneira faseada e simplificada. Muitas até utilizam vídeos explicativos para auxiliar equipes de trabalho, de modo a garantir que os times possam cumprir suas tarefas com autonomia e qualidade. 

Dentro desse âmbito, outra funcionalidade dessa tecnologia é a metrificação dos indicadores de uma organização e de seus colaboradores, recorrendo a  modelos que exibam os dados de modo visual e imediato. O próprio Mission Brasil possui uma solução com essa aplicação, com dashboards sendo preenchidos em tempo real e podendo ser acessados ao longo do cumprimento das tarefas. 

Zanussi explica que esses benefícios permitem a elaboração de diversos projetos, como campanhas de incentivo e premiações. “Há uma coleta, organização, análise e interpretação de tópicos como pontuações e pagamentos, que podem se transformar em uma percepção de tendências e padrões muito maior. E, além de tudo, essa jornada é aliada a uma experiência envolvente e dinâmica”, afirma o executivo.

Exemplos de Gamificação

Programas de Fidelidade

Muitas empresas utilizam programas de fidelidade gamificados para incentivar os clientes a fazerem compras repetidas. Esses programas frequentemente incluem sistemas de pontos, níveis de membro e recompensas especiais. Um exemplo popular é o programa de fidelidade da Starbucks, que oferece estrelas por cada compra, permitindo que os clientes desbloqueiem recompensas conforme acumulam pontos.

Treinamento Corporativo

A gamificação no treinamento corporativo tem se mostrado altamente eficaz. Empresas como a Deloitte utilizam jogos e competições para tornar o treinamento mais envolvente e eficaz. Por exemplo, os funcionários podem ganhar pontos e badges por completar módulos de treinamento, o que os motiva a participar mais ativamente.

Programas de educação

Na educação, a gamificação é usada para tornar o aprendizado mais atraente. Plataformas como o Duolingo utilizam mecânicas de jogo para ensinar idiomas. Os alunos ganham pontos, sobem de nível e recebem feedback imediato, o que torna o processo de aprendizado mais interativo e motivador.

Benefícios da gamificação

Retenção de talentos

Ainda abrangendo os colaboradores como público-alvo, as plataformas gamificadas também vêm se demonstrando imprescindíveis para que as empresas diminuam as suas taxas de turnover. A TalentLMS reforça essa vantagem ao revelar que 88% das pessoas se sentem mais felizes quando a gamificação é incorporada ao trabalho, sendo que 89% creem que são mais produtivas.

Para o CEO, os números indicam o quanto essa estratégia torna o ambiente profissional mais divertido e prazeroso, reduzindo a rotatividade. “Não apenas a comunicação entre as partes fica muito mais clara e transparente, como também os colaboradores se sentem desafiados e reconhecidos por suas conquistas. Assim, entendem que são pertencentes àquela empresa e podem desenvolver novas habilidades para alavancar suas próprias carreiras junto dos negócios da marca”, conclui.

Feedback imediato

A gamificação proporciona feedback imediato, permitindo que os usuários saibam como estão se saindo em tempo real. Isso ajuda a manter os usuários informados sobre seu progresso e permite ajustes rápidos, se necessário. O feedback contínuo é essencial para manter o interesse e a motivação.

Desenvolvimento de habilidades

Ao incorporar elementos de jogo em processos de treinamento e desenvolvimento, as empresas podem ajudar seus funcionários a desenvolver novas habilidades de maneira mais eficiente. A gamificação torna o aprendizado mais interativo e memorável, facilitando a aquisição e retenção de conhecimentos.

Imagem: Freepik

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *