Comportamento
Estudo aponta disparo nas vendas de produtos à base de plantas em SP
A identificação com causas ambientais e sociais é uma das tendências para o mercado para os próximos anos
Um levantamento divulgado pela Scanntech revelou que o consumo de produtos à base de plantas cresceu 50% na região do estado de São Paulo entre janeiro e setembro de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. Esse resultado se alinha às previsões para o mercado para os próximos anos, com consumidores cada vez mais preocupados com as causas ambientais e sociais, e fazendo escolhas focadas nos valores das empresas – abrindo mão, muitas vezes, de outras prioridades como o preço.
De acordo com Maurício Alonso, General Manager da NotCo, foodtech global e referência de alimentos à base de plantas, o crescimento se deve principalmente às novas tendências nos hábitos do público. “Hoje, os brasileiros buscam uma alimentação que associa três pilares: saudabilidade, sustentabilidade e sabor. Portanto, é uma escolha de consumo consciente, demanda que os produtos vegetais conseguem suprir completamente”, avalia.
O especialista também ressalta que o avanço expressivo desse mercado pode ser atribuído à crescente disposição de experimentação das opções à base de plantas, deixando de ser uma escolha restrita aos veganos. Segundo a pesquisa “O interesse por produtos à base de plantas no Brasil”, conduzida pela organização de defesa animal Mercy For Animals (MFA), 81% dos consumidores nacionais experimentaram alimentos plant-based nos últimos seis meses. Entre os motivos que influenciam a primeira compra, estão justamente a curiosidade por novidades, a busca por refeições mais saudáveis e a influência de amigos.
A NotCo emerge como uma das empresas protagonistas desse movimento de expansão. A empresa adota um processo de produção que consome menos água, emite menos gás carbônico e requer menor consumo de energia se comparado aos alimentos de origem animal.
Junto da produção menos impactante ao meio ambiente, a NotCo promove e apoia práticas de conscientização ambiental. Entre as iniciativas, estão a parceria com a empresa de reciclagem “EuReciclo”, garantindo a reciclabilidade de cada embalagem vendida pela marca.
Imagem: Envato