E-commerce
Plataformas de entrega ajudam pequenos operadores de food service a alcançar mais consumidores
Plataformas de entrega de alimentos estão permitindo que pequenos operadores concorram com grandes redes, oferecendo um alcance mais amplo ao consumidor sem a necessidade de investimentos significativos em logística, de acordo com a GlobalData.
Bokkala Parthasaradhi Reddy, analista líder de consumo da GlobalData, observou que grandes redes tradicionalmente dominam o mercado com forte presença de marca, programas de fidelidade e infraestrutura de entrega. No entanto, plataformas de entrega como FoodPanda, Grab, Swiggy e Zomato estão utilizando essas vantagens para proporcionar às pequenas empresas mais visibilidade e acesso a consumidores urbanos e de cidades de médio porte.
“Esses aplicativos permitem que pequenos operadores tenham mais visibilidade e disputem a atenção dos consumidores. Além de revolucionar o espaço de entrega de alimentos, esses aplicativos também estão transformando os modelos de negócios dos pequenos operadores”, afirmou Deepak Nautiyal, diretor comercial de consumo e varejo da GlobalData.
Grandes redes multinacionais também estão colhendo benefícios das plataformas de entrega de alimentos. Nautiyal destacou que, mesmo mantendo seus próprios aplicativos, programas de fidelidade e infraestrutura de entrega, essas redes estão ampliando sua presença em plataformas de terceiros.
A pesquisa da GlobalData revelou que 40% dos entrevistados utilizam aplicativos de entrega de alimentos, subindo para 48% entre pessoas na faixa etária de 25 a 34 anos.
“Embora questões como preços mais altos e aumento nas taxas das plataformas sejam desafios importantes, é uma situação vantajosa para todas as partes envolvidas”, concluiu Reddy.
Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo