Inovação

Uso de IA nas compras cresce entre todas as idades

Publicado

on

A Adyen divulgou um relatório que aponta um aumento de 47% no uso de IA na jornada de compras. Em uma pesquisa com 41 mil consumidores em 28 países, 12% disseram ter utilizado IA pela primeira vez nos últimos 12 meses para apoiar sua experiência de compra — e 55% afirmaram estar abertos a fazer compras com a ajuda dessa tecnologia no futuro.

Segundo o estudo, 37% dos entrevistados já usam a IA para facilitar suas compras. A percepção é positiva: 58% dizem que a tecnologia os inspira na hora de escolher roupas, refeições e outros itens. Além disso, 8% afirmam que obtêm suas melhores ideias de novos produtos por meio da IA. Um dado relevante é que 56% dos consumidores utilizam essa tecnologia para encontrar marcas únicas, indicando uma grande oportunidade para parcerias e estratégias de cross-selling no varejo.

O crescimento do uso da IA se estende por todas as faixas etárias, mas os maiores avanços foram registrados entre os Baby Boomers (60 a 78 anos), com um aumento de 60%, e a Geração X (44 a 59 anos), com 58%. No entanto, apenas 16% dos consumidores com 60 anos ou mais usam a IA atualmente para apoiar suas decisões de compra, enquanto 57% da Geração Z (16 a 27 anos) e 49% dos Millennials (28 a 43 anos) já utilizam ativamente essa tecnologia.

No total, 62% dos consumidores entendem que os varejistas podem estar utilizando IA para recomendar produtos — o que demonstra uma aceitação crescente sobre o papel ativo da tecnologia na jornada de consumo.

“Os consumidores estão adotando a IA em um ritmo sem precedentes, ao perceberem como essa tecnologia transforma a experiência de compra”, comenta Roelant Prins, CCO da Adyen. “Estamos entrando em uma era em que a IA pode funcionar como nosso próprio personal stylist, criando combinações e recomendações baseadas nos gostos individuais. Os recortes demográficos do estudo mostraram resultados interessantes, principalmente ao evidenciar como as gerações mais velhas estão integrando a IA em seus hábitos de compra.”

Quando questionados sobre como pretendem aumentar suas receitas em 2025, os varejistas apontaram o uso de IA e novas tecnologias como uma das estratégias principais. 32% pretendem investir para apoiar ações de vendas e marketing, enquanto 30% desejam aplicar a tecnologia em inovações de produto.

“A IA deixou de ser uma aposta futura — ela se tornou uma prioridade atual para varejistas e consumidores”, afirma Holly Worst, VP de Varejo da Adyen. “Lançamos recentemente o Adyen Uplift, nossa suíte de otimização de pagamentos baseada em IA, que ajuda as empresas a aumentar conversões, combater fraudes e reduzir custos com transações.”

Ela completa: “Ao integrar a IA dessa forma, conseguimos oferecer uma experiência de compra fluida e segura: os ‘bons’ clientes passam rapidamente pelo checkout, enquanto transações fraudulentas são interceptadas. É fácil entender por que a IA foi apontada como o principal fator de crescimento para 2025.”

Apesar disso, apenas 42% dos varejistas oferecem uma jornada de compra fluida entre os canais online e offline. Outros 18% pretendem implementar essa integração nos próximos 12 meses. Além disso, 17% dos líderes empresariais planejam criar experiências exclusivas nas lojas físicas.

O relatório de Varejo 2025 da Adyen ainda destaca como as tecnologias digitais estão abrindo novos canais de conexão entre marcas e consumidores. Cerca de 40% das pessoas esperam poder comprar por diversos pontos de contato — como redes sociais, aplicativos e lojas virtuais. Por exemplo, quase um terço dos consumidores (32%) já utiliza redes sociais para realizar compras.

No entanto, mesmo com o aumento das experiências digitais, as lojas físicas seguem como preferência para a maioria dos consumidores (38%), superando os que preferem comprar online (23%). As principais razões citadas foram a possibilidade de ver e tocar o produto (47%), experimentar antes de comprar (42%) e a conveniência de levar o item para casa imediatamente (34%).

Os dados da Adyen deixam claro: a inteligência artificial já é uma realidade no varejo — e está transformando a forma como marcas se relacionam com seus consumidores. Seja personalizando recomendações, otimizando pagamentos ou criando novas experiências, a IA está no centro da inovação do setor.

Se você atua no varejo e quer entender na prática como aplicar a inteligência artificial para vender mais, fidelizar clientes e se manter competitivo, a Imersão IA no Varejo é o seu próximo passo.

Durante três dias intensivos, você estará com especialistas, líderes de mercado e empresas que já estão colhendo os resultados da transformação digital. Garanta sua vaga:

Imagem: Envato
Informações: Retail Technology Innovation Hub

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *