Eventos

APAS 2025: marcas anunciam novidades no evento

Publicado

on

 

O Festival da Associação Paulista de Supermercados, APAS Show, maior feira supermercadista do mundo, teve sua 39ª edição em 2025, entre 12 e 15 de maio. O evento se divide em um congresso de gestão, que esse ano teve o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, e uma feira de expositores nacionais e internacionais. 

Alguns dos principais propósitos do APAS são criar conexões entre varejistas da área de supermercados e movimentar o setor. Além disso, várias marcas aproveitam o APAS para lançar produtos e anunciar novidades.

Na edição de 2025, a APAS reuniu mais de 900 expositores, sendo 250 deles internacionais de 22 países. A expectativa para o evento foi de ter cerca de 150 mil visitantes em todos os dias, movimentando toda a cidade de São Paulo. Para receber os visitantes, a APAS fez uma parceria com o sistema de transporte público da capital paulista.

Na área de novas conexões e faturamento, a edição da APAS de 2025 previa um aumento de 7,8% no volume de negócios fechados em relação a 2024, quando foram movimentados R$ 15,3 bilhões por meio do evento.

Por mais um ano consecutivo, a Central do Varejo esteve na APAS, e reuniu algumas das novidades apresentadas por marcas no evento.

Tirolez

Sr. Minas da Tirolez

Imagem: Divulgação/Tirolez

A Tirolez está passando por um reposicionamento de marca, como forma de comemorar seus 45 anos de história, e decidiu apresentar isso ao público na APAS. As mudanças incluem uma nova identidade visual, logo, cartela de cores, assinatura “Melhor a cada Queijo” e nova campanha 360º.

Agora, a Tirolez divide seus produtos em três cores: o tradicional vermelho, vinho e preto. “O rótulo vermelho é o que vai estar mais na mesa do dia a dia; o bordeaux seria esse queijo especial, e a embalagem preta é quando a gente fala do super premium, porque ele vai entregar uma outra experiência”, detalha Andrea Köhler, diretora de marketing da Tirolez.

O famoso personagem das embalagens, agora batizado de Sr. Minas, ganha protagonismo como um queijista, especialista em história, degustação e harmonização de queijos. 

Outra novidade que a Tirolez apresenta na APAS é o lançamento da submarca Tirolez Profissional, com produtos pensados para profissionais do ramo alimentício.

Köhler afirma que todas as mudanças implementadas na Tirolez no reposicionamento de marca foram feitas com base em pesquisas. “A gente seguiu muito nossas pesquisas de shopper, pesquisas de consumidor”, diz ela.

Spoleto

Imagem: Divulgação/Spoleto

Na edição do ano passado da APAS, o Spoleto lançou o Spoleto Mercado — caixas de Gnocchi e Ravioli congelados para fazer em casa. Agora, um ano depois, a marca de comida italiana comemora o enorme sucesso da novidade, e busca expansão.

A marca Spoleto Mercado já está presente em mais de 800 pontos de venda no Brasil, e, até o fim do ano, a meta é que eles estejam em mais outros 500 pontos. “O número de distribuidores que nos procuraram na última Apas Show abriu nossos olhos para a mudança de estratégia. Atualmente, estamos buscando nos relacionar mais com esse público de distribuidores, além de atender aos supermercados que tenham interesse em expor nossos produtos nas prateleiras”, afirma Rodolfo Dana, Diretor de Suprimentos do Grupo Trigo.

“O lançamento do ano passado foi um sucesso. Agora nós queremos crescer mais ainda com os distribuidores. Nós já estamos em vários estados; em São Paulo, agora estamos em todas as lojas da Swift, e também estamos no aplicativo Daki, com entrega online em casa”, conta Laura Abou, responsável pelo Spoleto na APAS 2025.

Nestlé

Estande Nestlé

Imagem: Divulgação/Nestlé

Na APAS deste ano, a Nestlé destacou o uso da tecnologia no varejo supermercadista e o compromisso com a sustentabilidade. O conceito trabalhado pela marca no estande foi “supermercado do futuro”, colocando o consumidor no centro da experiência.

“A gente traz muitas soluções de digitalização ao varejo, como a gôndola de LED para diferentes tamanhos de loja, o self check-out e a parte de etiquetas eletrônicas de preço”, afirma a Head de Desenvolvimento de Categorias, Helena Dantas.

Além disso, a Nestlé aproveitou o evento para divulgar algumas das inovações recentes da marca, como o Ninho Adulto, o Dolce Gusto em parceria com a Kopenhagen, os novos sabores do chocolate Choco Trio e o Nescafé Pro Energy.

Outro ponto destacado pela marca no evento foi a sustentabilidade. Com foco na circularidade, a Nestlé levou à APAS duas ativações de reciclagem: o Capsulômetro, que contabiliza cápsulas usadas e promove educação ambiental, e a Máquina PEV, que simula o descarte de recicláveis com incentivo via cupons de desconto.

Karcher

Máquina de limpeza Karcher

Imagem: Divulgação/Karcher

Além de marcas do setor de alimentação e bebidas, a APAS também reúne marcas que oferecem soluções de tecnologia para supermercadistas. A Karcher é uma dessas empresas, que oferece automatização em processos fundamentais para o dia a dia do varejo.

“A gente mecaniza operações que podem ser manuais, por exemplo, a limpeza do piso. Existem as mecanizações mais simples, por exemplo, lavadora e secadora de piso, que ainda são assistidas por um ser humano, e a gente também tem a novidade que é o equipamento de limpeza autônoma. Então você ensina ao equipamento as rotas de limpeza, e programa para ele reproduzir isso de forma autônoma”, explica Samuel Amorim, gerente de produtos da América Latina da Karcher.

Outro produto divulgado pela Karcher é o robô repositor de gôndolas, que funciona por meio de inteligência artificial integrada para tomada de decisões. “Hoje, a escassez de mão de obra para limpeza é uma realidade no país, e isso é um problema. Outro ponto, é que a limpeza, quando não é automatizada, muitas vezes tem que ser feita depois que o supermercado fecha, durante a noite. Com a automação, a limpeza acontece durante o expediente, porque o robô não atrapalha”, explica Amorim.

Imagem destacada: Milena Félix

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *