Franchising

Franquia de sucesso: conheça as melhores opções para investir

O franchising continua sendo uma das melhores formas de entrar no mundo do empreendedorismo de forma segura e lucrativa

Published

on

Mulher loira escrevendo em vidro cheio de post-its: ideia de empreendedorismo

O ano de 2023 foi excelente para quem optou em investir no franchising no Brasil, com diversos exemplos de franquia de sucesso que se destacaram. É o que mostrou o relatório divulgado na semana passada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) durante a coletiva de apresentação da pesquisa de desempenho do setor de franchising do quarto trimestre do ano passado.

O setor arrecadou R$ 240,6 bilhões, com crescimento final de 13,8%, comparado a 2022. O número de operações encerrou o ano com 195.862 unidades, um aumento de 7,8%. Enquanto o número de redes saltou 7,6%, encerrando 2023 com 3.311 redes de franquias.

Entre os segmentos que mais cresceram, o destaque ficou por conta da Alimentação – Food Service com 46.939 operações, um aumento de 17,9% comparado com o ano passado. O segmento foi impulsionado pelo delivery que esteve em alta; retomada presencial; alta do ticket-médio; novos modelos e formatos focados em conveniência e tecnologia com foco em aumento de produtividade.

Logo atrás vêm Saúde, Beleza e Bem-Estar com 55.647 unidades (17,5%), puxado pelas mudanças dos hábitos do consumidor; maturidade das marcas e seus franqueados subsegmentados; cuidados pessoais, óticas, odontologia, farmácias e estética. Enquanto que Hotelaria e Turismo ocupa o terceiro lugar com 11.510 unidades (16,4%).

O setor segue em desenvolvimento com saldo bastante positivo entre abertura e fechamento de operações. Ainda segundo a pesquisa da ABF, o aumento de novas operações alcançou 17,3%, enquanto 5,9% das unidades fecharam suas portas, e 4,3% tiveram repasse de franquias.

Outro ponto importante é que mais de 1,7 milhão de brasileiros estão empregados dentro desse mercado de franchising, o que mostra como o setor se tornou uma indústria intensiva em mão de obra. Além disso, no balanço de 2023, os 11 segmentos classificados pela ABF apresentaram crescimento em relação ao ano anterior.

A ABF projeta para 2024 um crescimento de 10% no faturamento; 5,5% em unidades; 5% em redes e de 5,5% no número de empregados diretos do setor.

Maiores franquias do Brasil

A ABF também aproveitou para divulgar o ranking das 50 maiores redes de franquias por unidades no Brasil com investimento acima de R$ 135 mil. 

Pelo segundo ano consecutivo, a Cacau Show (Alimentação – Comércio e Distribuição) manteve a liderança do Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Operação, com um total de 4.216 operações, o que representa um crescimento de 10,7% em relação à edição anterior. Em seguida, vem O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 3.689 operações, McDonald’s (Alimentação – Food Service), com 2.662 operações (variação positiva de 2,50%), Colchões Ortobom (Casa e Construção), com 2.380 operações e OdontoCompany (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 1.899 operações. Nesta edição, 19 redes superaram a marca das mil operações, frente a 16 em 2023, e quatro tem mais de 2 mil. A “régua” para entrar no grupo (ou seja, o volume mínimo para figurar no ranking) também aumentou, chegando a 377, ante 366 na edição passada. 

Na sexta posição há uma novidade: a rede Lubrax+ (Serviços Automotivos), com 1.741 operações (+ 1,7%), seguida de Subway (Alimentação – Food Service), com 1.574, e AM/PM (Alimentação – Comércio e Distribuição), com 1.540. Já a Óticas Carol (Saúde, Beleza e Bem-Estar) subiu uma posição (9ª), com 1.400 operações. E ingressando no rol das Top 10, o Burger King Brasil (Alimentação – Food Service) também subiu uma colocação, com 1.331 franquias (+5,7%). Entre as Top 10 franquias no País, portanto, o segmento de Alimentação continua sendo o mais representativo, com cinco (uma marca a mais que em 2022); Saúde, Beleza e Bem-Estar se manteve em segundo, com três marcas.

Top 20 Microfranquias

De acordo com o ranking ABF das 20 Maiores Microfranquias por Operações 2024 é liderado pela Market4U (Alimentação – Comércio e Distribuição), que subiu quatro posições e registrou 42% de variação positiva – a terceira maior da lista -, saltando de 1.477 para 2.100 operações. O segundo lugar ficou com a Prudential (Serviços e Outros Negócios), que expandiu de 1.594 para 1.686 operações no período analisado (+6%), e no terceiro lugar a Seguralta – Bolsa de Seguros (Serviços e Outros Negócios), com 1.672 operações. A rede Kumon (Educação) vem a seguir, em quarto lugar, totalizando 1.532 franquias, e na quinta posição figura a Credfácil (Serviços e Outros Negócios), com 1.009 operações (+40%).

Estreantes, duas redes de Serviços e Outros Negócios também se destacaram. A É Seguro Corretora (Serviços e Outros Negócios) alcançou a maior variação positiva do ranking, 103%, saltando de 399 para 809 operações. Já a Cotafacil (Serviços e Outros Negócios) teve a segunda maior variação (67%), expandindo de 137 para 421 franquias. Se juntaram ao ranking de Microfranquias, ainda, as marcas Bem Safe (Serviços e Outros Negócios), Emagrecentro (Saúde, Beleza e Bem-Estar), Emive Franchising (Serviços e Outros Negócios), Fiadorweb (Serviços e Outros Negócios), Flash Courier (Serviços e Outros Negócios), Linx Sistemas (Serviços e Outros Negócios), Maria Brasileira (Limpeza e Conservação), Solarprime (Serviços e Outros Negócios) e Grupo Vilela – Consultoria Empresarial (Serviços e Outros Negócios), que ingressaram por conta das novas regras.

Diferente das 50 Maiores, o grupo das Microfranquias tem predominância do segmento Serviços e Outros Negócios (55%), seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar e Casa e Construção (ambas com participação de 10%); 30% das franqueadoras têm mais de 10 anos e 20% entre 3 e 4 anos; 80% de suas operações são no formato Loja, 14% Home Based e 5% Quiosques. Outro dado interessante é que, entre as 20 Maiores Microfranquias, 75% das sedes das franqueadoras e 80% das operações delas não ficam em capitais. Este grupo soma 16.035 operações.

21 exemplos de franquia de sucesso para investir em 2024

1. Cacau Show

Loja da Cacau Show com logomarca "CS" em plantas | franquia de sucesso

Imagem: Reprodução ABF

Fundada em 1988, em 25 anos se tornou a maior rede de chocolates finos do mundo. Hoje, ultrapassa a marca de 4 mil unidades somente no Brasil. A Cacau Show é eleita novamente pela ABF a maior franquia do Brasil, e não é por acaso, a empresa é uma franquia de sucesso que se destaca. A marca possui diversas formas de investimento e de venda direta. É possível abrir uma franquia container a partir de R$ 64,9 mil, com retorno a partir de 7 meses. Além disso, a empresa tem uma estratégia sazonal de vendas, com campanhas especiais de páscoa, com ovos recheados e trufados, de natal, dia dos namorados, etc, aquecendo sempre o mercado.

2. OBoticário

Loja Conceito do OBoticário em shopping: OBoticário Lab, com cores voltadas pra o cinza | franquia de sucesso

Divulgação OBoticário

Há mais de 38 anos no mercado de franquias (pioneira neste segmento no Brasil), a marca de cosméticos possui um dos mais modernos centros de pesquisa e desenvolvimento de produtos de beleza no país, além de contar com quase 4 mil pontos de venda e estar presente em 99% dos municípios brasileiros — tanto pelas lojas físicas como por suas revendedoras. OBoticário surgiu no Brasil, em Curitiba (PR), como obra de um Biofarmacêutico, que apostou na criação de perfumes autorais. O primeiro perfume da franquia de sucesso foi o Acqua Fresca.

3. McDonald’s

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's | franquia de sucesso

Imagem: Unsplash

O McDonald’s surgiu em 1930 quando os irmãos Dic Donalds e Mac Donalds resolveram abrir uma loja na Rota 66 com um cardápio menor que serviria sanduíches bem rápido. O negócio começou vendendo cachorros-quentes, mas depois acrescentaram hambúrgueres ao cardápio e fizeram muito sucesso. 

Desde então, a marca cresceu rapidamente e hoje está presente em quase todos os países do mundo. A franquia McDonald’s é uma das franquias mais lucrativas, gerando lucros de até 10%. Para entender a enorme franquia de sucesso, a marca faturou US$ 25,5 bilhões em 2023, com 10% de crescimento.

4. Ortobom

Interior de loja da Ortobom, com portas de vidro e diversas camas

Imagem: Divulgação Ortobom

O quarto lugar no ranking Maiores Franquias da ABF, a Ortobom é uma franquia de sucesso especializada em colchões e camas de alta qualidade e ortopédicas. A marca tem mais de 50 anos de experiência, e são mais de 2.4 mil filiais no Brasil. O valor do investimento médio é de R$ 1 mil por m², com prazo para retorno entre 12 e 18 meses e um faturamento médio mensal entre R$ 150 mil e R$ 300 mil.

5. Óticas Diniz

Fachada de loja de shopping da Óticas Diniz

Imagem: Reprodução Óticas Diniz

A marca é 100% brasileira, e, dentro do franchising, é uma das maiores empresas do Brasil.  As Óticas Diniz já existem no Brasil há mais de 30 anos. Criada em janeiro de 1992, no centro de São Luís do Maranhão, a franquia é fruto do trabalho da dona Arione Diniz, que abriu a primeira loja na rua Santaninha. Na época, a marca era apenas uma única unidade, mas já tinha o desejo de se tornar a maior referência do país no segmento de varejo óptico.

6. Burger King

Carro no estacionamento do Burger King à noite em Budapeste

Imagem de Moreno Matkovic para Unshplash. Budapeste, Hungria.

Com mais de 19 mil lojas distribuídas em mais de 100 países, o Burger King é uma das mais consolidadas franquias do ramo de alimentação fast-food. A marca foi criada em 1953 na Califórnia, Estados Unidos, na mesma época em que o McDonald’s começou a fazer sucesso. A marca tinha a proposta de entregar um sanduíche de maneira muito rápida aos clientes, e logo fez muito sucesso, quando criou, em 1957, seu sanduíche Whopper. Em 1961 o Burger King se tornou uma franquia, e se espalhou por todo o globo.

7. Chilli Beans

Fachada de loja de shopping da Chilli Beans com logomarca em evidência

Imagem: Divulgação Chilli Beans

A Chilli Beans é a maior marca de óculos da América Latina, e foi criada em 1990. Hoje, a empresa conta com mais de 800 unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. A marca está na maioria dos shoppings centers e cidades do país, e inova com um conceito de modernidade, versatilidade e criatividade.

Nas lojas da Chilli Bens, os clientes podem criar seus próprios óculos, num modelo que funciona como um “self-service”, numa máquina de customização. Além disso, a marca lança novos modelos continuamente, acompanhando as tendências e lançando campanhas novas.

8. Havaianas

Chinelos havaianas brancos com bandeira brasileira nos pés de duas mulheres.

Imagem: Unshplash

A Havaianas é uma das maiores e mais famosas franquias brasileiras, e hoje tem público e reconhecimento internacional. A empresa tem 55 anos e tem como principal produto os mundialmente famosos chinelos, ou sandálias, como muitos chamam. Várias empresas têm feito tentativas frustradas de replicar a borracha fabricada pela Havaianas para confeccionar os chinelos. 

A marca é a maior referência no mercado de chinelos, sendo responsável por 80% das transações do setor. O patrimônio líquido da Alpargatas, dona da Havaianas, é estimado em US$ 3,72 bilhões.

9. Casa de Bolos

Interior da franquia Casa de Bolos

Imagem: Reprodução Portal do Franchising

A franquia Casa de Bolos é pioneira no Brasil no ramo de bolos caseiros, e também a maior do país nesse setor. A marca tem mais de 500 lojas no Brasil, com uma loja sempre pertinho de cada consumidor. São mais de 50 sabores de bolos caseiros, de que são vendidos mais de 55 mil unidades por dia, todos fresquinhos, saindo do forno.

Com bastante reconhecimento no mercado nacional, a franquia Casa de Bolos foi a primeira a começar um modelo de negócios baseado em fazer bolos caseiros e proporcionar às pessoas momentos de felicidade em família. A partir da franquia de sucesso, outras franquias semelhantes surgiram. Porém, a Casa de Bolos continua se destacando. Ela possui o Selo de Excelência da ABF franchising desde 2018, e está entre as 50 maiores franquias do país desde 2017.

10. Touti

Quiosque da Touti em shopping.

Imagem: Divulgação/Assessoria

A Touti é uma franquia de sucesso nasceu em 2014 em Pernambuco, e se inspira na beleza de Paris para criar sua linha de perfumes, capilar e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-benefício. A rede acaba de figurar na 7ª posição como a microfranquia que mais cresceu em 2023, com 718 unidades, uma alta de 34% comparado a 2022. A marca é cruelty free e possui três modelos de negócio: quiosque smart, quiosque full e loja com investimento inicial a partir de R$ 12 mil.

11. Kumon

Fachada com logo azul do Kumon, com carinha no lugar do "O".

Imagem: Divulgação Kumon

A franquia de educação Kumon surgiu em 1954 no Japão, quando o professor de matemática, Toru Kumon começou a desenvolver um método de ensino próprio. Ela é a maior franquia de educação do mundo, com mais de 1555 unidades só no Brasil, presente em todos os estados e em 550 cidades, nos seus 45 anos de presença aqui no país. A Kumon também está presente em mais de 60 países.

A Kumon já conquistou mais de 180 mil alunos no país e (3,5 milhões no mundo) que evoluíram tanto no desempenho da escola quanto nas disciplinas oferecidas. Há aulas de inglês, japonês, português e matemática.

12. Maria Brasileira

Fachada de escritório com logo da Maria Brasileira

Imagem: Divulgação Maria Brasileira

A microfranquia Maria Brasileira é especializada em limpeza à domicílio e cuidados domésticos. A marca é uma franquia de sucesso internacional, premiada 5 vezes consecutivas com o selo de excelência da ABF, e a maior franquia da América Latina no ramo de limpeza residencial. Criada em 2013, a empresa já possui 450 unidades em 26 estados brasileiros. São mais de 60 mil atendimentos por mês, 37 mil vendas online e mais de 1 milhão de clientes atendidos por esta franquia de sucesso. 

Alguns dos serviços oferecidos pela Maria Brasileira são faxina, limpeza pós obra, limpeza empresarial, etc. O franqueado pode escolher entre o modelo com loja e a franquia online, como uma espécie de delivery de faxina.

A Maria Brasileira é detentora de alguns dos prêmios mais importantes do mercado de franchising brasileiro, e está na 14ª posição das 20 maiores microfranquias do país. Além disso, a Maria Brasileira recebeu o Selo de Excelência da ABF em 2018, 2019, 2020, 2022 e 2023.

13. Market4u

Interior de uma loja do Market4u.

Imagem: Divulgação Market4u

A Market4u é a maior rede de mercados autônomos da América Latina, com tecnologia de ponta, em que os clientes pagam sozinhos suas compras. São mais de 2100 unidades no Brasil, presentes em mais de 140 cidades, principalmente dentro de condomínios. A marca já atendeu 600 mil clientes satisfeitos.

A marca foi criada em 2020 em Curitiba, e sua rápida expansão revela o potencial da empresa, que cresce 35% ao mês! Para o franqueado, é uma ótima opção de franquia em que não é necessário contratação de funcionários, nem a presença do franqueado na loja.

Além disso, a Market4u oferece suporte ao franqueado desde antes da abertura da unidade, em todos os setores do negócio. São acordos exclusivos com os fornecedores, e tecnologia de ponta, que fazem a Market4u se destacar.

14. BR Mania

Atendente de Caixa do BR Mania passando cartão para cliente. Logomarca ao fundo

Imagem: Divulgação BR Mania

A BR Mania é é a loja de conveniência que fica nos postos de gasolina da Petrobrás ao longo do Brasil. São mais de mil unidades, hoje por volta de 1300. Lá, as pessoas conseguem mais que consumir produtos de padaria, mas também almoçar, jantar e comprar itens de mercearia. A marca é a 11ª colocada no ranking de microfranquias da ABF.

15. Wizard

Fachada de escola da Wizard

Imagem: Divulgação Wizard

A Wizard by Pearson é a maior franquia de idiomas do mundo, e a primeira franquia a vir para o Brasil, no início do franchising no país. A rede é especializada no ensino de diferentes idiomas, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, chinês e português. A franquia também promete lucratividade entre 20% e 25%, o que é uma das lucratividades mais altas do mercado. São mais de 1200 unidades espalhadas pelo Brasil.

16. Oggi Sorvetes

Fachada da Oggi Sorvetes: cor de rosa e com detalhes coloridos nas vidraças. | franquia de sucesso

Divulgação Oggi Sorvetes

A Oggi Sorvetes é a maior rede de sorveteria do Brasil, com 1000 unidades em 10 estados e DF, e em plena expansão: são 25 unidades abertas por mês. A Oggi é uma franquia de fábrica, a única do Brasil, em que mais de 90 sabores de sorvetes são fabricados e vendidos, em 17 linhas de produtos. 

A marca foi criada em 2015 em São Paulo, no dia do sorvete. Os diferenciais da Oggi Sorvetes são os preços acessíveis, variedade de produtos, e simplicidade de replicação pelos franqueados, além de um investimento baixo e necessidade de poucos funcionários. Além disso, o investimento na marca é baixo, de R$ 50 mil.

17. Chiquinho Sorvetes

Balcão de atendimento da franquia Chiquinho Sorvetes, com logomarca em espirais vermelhas e brancas embaixo | franquia de sucesso

Imagem: Divulgação Chiquinho

Em 23º lugar no ranking da ABF, a franquia de sucesso Chiquinho Sorvetes foi criada na cidade de Frutal, no interior de Minas Gerais em 1980. O nome da marca vem de seu dono, Francisco de Oliveira, que levou a marca para Guaíra, e em 2010 tornou a marca uma franqueadora. Hoje, já acumula 750 unidades franqueadas em todos os estados brasileiros.

A Chiquinho Sorvetes é especializada em sorvetes de fabricação própria, com receitas soft e sabor único. São 80 produtos em catálogo, incluindo casquinhas, sundaes, milk-shakes, petit gateau, etc.

18. CCAA

Fachada da franquia CCAA com pessoas passando na porta.

Imagem: Divulgação CCAA

A franquia de educação CCAA é uma escola de idiomas mundialmente conhecida, que já se estabeleceu no ramo como uma das melhores escolas para aprender Inglês e Espanhol. Ela foi fundada em 1961, e ingressou no franchising oito anos depois, em 1969. A marca também está entre as maiores franquias do Brasil, em 29º lugar.

O diferencial da CCAA é a qualidade do ensino prestado, aliada a um forte marketing da marca. Ela possui uma metodologia e um material didático próprios, e é responsável pela maior taxa de aprovação em exames de proficiência em língua estrangeira. A sede fica no Rio de Janeiro, e já existem mais de 640 unidades da marca espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Os franqueados possuem treinamento completo, para que a capacitação dos alunos seja uniforme.

19. 5àsec

Fachada de loja do Grupo 5àsec, empresa de limpeza e conservação, é branca com detalhes em roxo | franquia de sucesso

Imagem: Divulgação/5àsec Brasil (Assessoria)

Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como: a revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva as roupas como recém-passadas; a impermeabilização, que evita incrustações de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. A 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 550 pontos de venda em todo o território brasileiro.

20. Subway

Mão segurando papelzinho da Subway, dobrado em um retângulo bem feito. Paisagem de estrada desfocada ao fundo | franquia de sucesso

Imagem: Unshplash

Em quase qualquer shopping ou cidade do mundo, você encontrará uma unidade Subway. A marca tem mais de 44.000 unidades em 111 países ao redor do mundo. 

Surgiu em 1965, quando os cientistas Fred deLuca e Dr. Peter Buck se uniram para criar um sanduíche em uma baguete. Grande cuidado é colocado na seleção dos produtos, assim como na montagem do produto final.

Os principais diferenciais da marca são serviço rápido, sanduíches escolhidos pelo cliente e  mais saudáveis ​​do que os vendidos em outras cadeias de fast-food.

No Brasil, a franquia de sucesso Subway é uma das maiores presentes no país, em sétimo lugar no ranking da ABF. Já são cerca de 2 mil operações em terras brasileiras.

21. Óticas Carol

Fachada da Óticas CarolCom mais de 26 anos de história e sua origem no interior paulista, a Óticas Carol é a maior do segmento no país e está entre as 10 principais marcas de franquias no Brasil, genuinamente brasileira que, hoje integrada ao Grupo EssilorLuxottica, está presente em 540 cidades do país, com mais de 1400 lojas, oferecendo um porfólio diversificado de lentes, armações e óculos de sol. Pioneira na busca pela excelência no segmento óptico, tem contribuindo para a profissionalização do mercado e a ampliação do acesso a saúde visual no Brasil.

Imagem: Envato

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *