Comportamento

Mercado de autocuidado masculino está em alta no Brasil, aponta Kantar

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O mercado de autocuidado masculino apresentou crescimento no Brasil em 2024, segundo estudo da divisão Worldpanel da Kantar. A categoria representou 39% da expansão dos momentos de uso de produtos de cuidados pessoais no país. A procura por itens específicos para sinais de envelhecimento, como cabelos brancos, linhas finas e rugas, aumentou de 70% em 2023 para 72% em 2024.

O levantamento também apontou um crescimento na adesão dos homens a procedimentos estéticos profissionais. O percentual de homens que realizam tratamentos faciais atingiu 17%, um aumento de três pontos percentuais em um ano. A depilação facial com cera alcançou 7%, registrando alta de um ponto percentual. O uso de botox foi identificado em 2% dos homens entre 35 e 44 anos.

A adesão a procedimentos estéticos influenciou na frequência de uso de produtos faciais. Homens que realizam botox apresentaram um consumo 2,5 vezes maior de itens como hidratantes e tônicos faciais.

No autocuidado doméstico, categorias como proteção solar e hidratantes para os olhos registraram aumento no número de consumidores, triplicando nos últimos cinco anos. Outras categorias, incluindo body splash, corretivo para olhos, sabonete íntimo, produtos para unhas, esfoliante corporal, pó facial, máscara facial e hidratante para os pés, dobraram as ocasiões de uso.

O mercado de proteção solar apresentou um tíquete médio de R$ 48 entre homens que compram um único item por ano, totalizando um faturamento aproximado de R$ 2,4 bilhões.

O conceito de “preguiça terapêutica” também foi identificado como uma tendência no autocuidado masculino. O comportamento envolve o uso de produtos e ambientes voltados ao relaxamento, incluindo roupas de cama sensoriais, cosméticos noturnos para a saúde da pele e dos cabelos e espaços projetados para o descanso.

Imagem: Freepik

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