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Por que as varejistas de moda estão abrindo cafés e restaurantes com suas marcas?

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Seguindo a iniciativa de Dior, Prada, Ralph Lauren e outras marcas de luxo, outras varejistas de moda estão explorando experiências de hospitalidade para criar novas ofertas de varejo para os consumidores. Tapestry, o grupo por trás da Coach e Kate Spade, é o mais recente a investir em experiências culinárias para expandir seu portfólio de lifestyle e oferecer aos consumidores uma nova oportunidade de interagir com as marcas.

Mas por que as varejistas de moda estão se aventurando em conceitos de hospitalidade e quais são os benefícios claros de fazê-lo?

Para acompanhar seu crescente negócio de atacado no Oriente Médio, a Kate Spade apostou na hospitalidade para se envolver com os fãs e recrutar novos clientes. De abril a junho, a Kate Spade terá uma cafeteria temporária no Bloomingdale’s Dubai Mall, dentro do Dubai Mall.

“No café temporário, estamos testando um novo conceito de estilo de vida para a marca que oferece uma experiência alegre e estimula conexões emocionais com os fãs da marca”, compartilhou Liz Fraser, CEO da Kate Spade New York. Ela acrescentou: “as opções de comida e bebida são salpicadas com a alegria da Kate Spade e infundem nossos códigos de marca, com alguns favoritos sendo a embalagem personalizada, nosso ícone no café, ou guloseimas feitas em nosso verde Kate Spade junto com listras pretas e creme e poás.” Essa iniciativa de marca também foi adotada pela marca irmã, Coach, que abriu um restaurante na capital indonésia de Jacarta em março, bem como a cafeteria Coach. Ambos os locais são inspirados nas raízes da marca em Nova York, com uma réplica de táxi amarelo pendurada no teto e indicações da marca nos locais.

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Dando vida às marcas além dos produtos

Por que tantas varejistas de moda estão ansiosas para criar conceitos de hospitalidade que vão além de sua experiência principal no varejo? No verão passado, marcas de luxo como Dior e Jacquemus inundaram as redes sociais com seus restaurantes esteticamente agradáveis em destinos de verão europeus da moda, como Saint Tropez e Capri, enquanto a Ralph Lauren expandiu sua loja Ralph’s Coffee pelo mundo. Abrir estabelecimentos de alimentação parece ser um grande passo para marcas de roupas e acessórios, mas a era pós-pandemia trouxe um novo enfoque nas experiências de varejo e levou as marcas a pensar fora da caixa para criar e oferecer experiências únicas aos seus consumidores-alvo.

Existem muitos benefícios em operar locais de hospitalidade com a marca para varejistas de moda. O primeiro é expandir o ecossistema da marca além da loja e do produto, interagindo com os clientes de uma nova maneira e fazendo com que eles interajam com a marca por mais tempo. Isso ajuda a construir uma consciência espontânea da marca e pode, por sua vez, impulsionar compras futuras, especialmente porque as lojas e produtos muitas vezes estão muito próximos desses estabelecimentos de alimentação. O outro benefício inegável dessas iniciativas é a exposição nas redes sociais que está sendo gerada: com esses conceitos exigindo altos investimentos para se tornarem memoráveis, bonitos e agradáveis, eles também são projetados com a intenção de serem capturados no Instagram e TikTok. Isso aumenta o alcance e a consciência da marca, enquanto aumenta o patrimônio e ajuda a atrair um público mais amplo com a esperança de atrair demografias mais jovens para esses locais e para as lojas das marcas.

A Coach e a Kate Spade podem ser as últimas varejistas de moda a se envolverem na hospitalidade alimentar, mas certamente não serão as últimas. Com a chegada do verão no hemisfério norte, podemos esperar que mais marcas abram pop-ups e conceitos de hospitalidade únicos para expandir seus ecossistemas e se envolver com os consumidores de maneiras que aumentem o apelo e a equidade da marca, enquanto incentivam as visitas às lojas posteriormente.

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Com os varejistas trabalhando duro para oferecer experiências únicas e cuidadosamente projetadas aos clientes para permanecerem relevantes e competitivos, aventurar-se na hospitalidade se tornou uma jogada popular; agora a questão é, para onde mais as marcas podem nos levar a seguir para entreter e atrair clientes?

Imagem: Divulgação
Informações: Clara Ludmir para Forbes 
Tradução: Central do Varejo