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E-commerce

Amazon é processada nos EUA por suspeita de monopólio

Gigante norte-americana é investigada pela FTC e se defende: “ação errada nos fatos e na lei”

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Mulher asiática trabalhando em uma loja de e-commerce; Amazon é denunciada por possível monopólio

A Amazon foi processada pela agência Federal Trade Commission (FTC), juntamente com 17 procuradores-gerais dos Estados Unidos, após alegações de que a empresa praticaria monopólio.

De acordo com a acusação da FTC e os procuradores, a gigante norte-americana usaria estratégias anticompetitivas e injustas com o objetivo de manter seu poder de monopólio, impactando mais de 100 milhões de consumidores e faturando bilhões de dólares em vendas todo ano de maneira indevida.

Em nota, a agência do governo federal dos Estados Unidos afirmou que a Amazon “sufoca a concorrência” ao oferecer preços baixos e grandes seleções de produtos, impedindo que competidores atuais ou futuros consigam atrair consumidores para suas lojas em concorrência leal.

Lina Khan, presidente da FTC, afirmou que a Amazon “explora seu poder de monopólio para enriquecer, ao mesmo tempo em que aumenta os preços e degrada o serviço para as dezenas de milhões de famílias americanas que compram em sua plataforma e para as centenas de milhares de empresas que dependem da Amazon para alcançá-las”.

Amazon se defende em comunicado

A gigante norte-americana publicou nota defendendo suas práticas comerciais e criticando a postura da FTC, ao afirmar que a ação estava errada “nos fatos e na lei” e que “o processo deixa claro que o foco da FTC radicalmente mudou de sua missão de proteger o consumidor e a competição”.

De acordo com a Amazon, as práticas questionadas pela agência do governo americano estimulam a competição e inovação no varejo, além de produzir uma melhor seleção, diminuir preços e proporcionar entregas mais rápidas para os consumidores e oferecer melhores oportunidades para os lojistas que vendem na plataforma.

A empresa afirma, ainda, que se o processo da FTC seguir em frente, “o resultado seria menos produtos para escolher, preços mais elevados, entregas mais lentas para os consumidores e opções reduzidas para as pequenas empresas – o oposto do que a lei antitruste foi concebida para fazer. A ação movida pela FTC hoje está errada nos fatos e na lei, e esperamos levar esse caso ao tribunal”.

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Imagem: Envato

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